MASOQUISMO DO ESPINHEIRO GOSPEL


Li um interessante texto  que é baseado nos capítulos que se seguem do Livro de Juízes. A leitura do texto de Juízes é exaustiva, mas vale a pena ser lida para que possamos depois fazer juntos uma reflexão! Leiamos:

"E teve Gideão setenta filhos, que procederam dele, porque tinha muitas mulheres.E sua concubina, que estava em Siquém, lhe deu à luz também um filho; e pôs-lhe por nome Abimeleque. Juízes 8:30-31."

"E Abimeleque, filho de Jerubaal, foi a Siquém, aos irmãos de sua mãe, e falou-lhes e a toda a geração da casa do pai de sua mãe, dizendo:
Falai, peço-vos, aos ouvidos de todos os cidadãos de Siquém: Qual é melhor para vós, que setenta homens, todos os filhos de Jerubaal, dominem sobre vós, ou que um homem sobre vós domine? Lembrai-vos também de que sou osso vosso e carne vossa. Então os irmãos de sua mãe falaram acerca dele perante os ouvidos de todos os cidadãos de Siquém todas aquelas palavras; e o coração deles se inclinou a seguir Abimeleque, porque disseram: É nosso irmão.
E deram-lhe setenta peças de prata, da casa de Baal-Berite; e com elas alugou Abimeleque uns homens ociosos e levianos, que o seguiram. E veio à casa de seu pai, a Ofra e matou a seus irmãos, os filhos de Jerubaal, setenta homens, sobre uma pedra. Porém Jotão, filho menor de Jerubaal, ficou, porque se tinha escondido. Então se ajuntaram todos os cidadãos de Siquém, e toda a casa de Milo; e foram, e constituíram a Abimeleque rei, junto ao carvalho alto que está perto de Siquém. Juízes 9:1-6."

"E, dizendo-o a Jotão, foi e pôs-se no cume do monte de Gerizim, e levantou a sua voz, e clamou e disse-lhes: Ouvi-me, cidadãos de Siquém, e Deus vos ouvirá a vós; Foram uma vez as árvores a ungir para si um rei, e disseram à oliveira: Reina tu sobre nós. Porém a oliveira lhes disse: Deixaria eu a minha gordura, que Deus e os homens em mim prezam, e iria pairar sobre as árvores?
Então disseram as árvores à figueira: Vem tu, e reina sobre nós. Porém a figueira lhes disse: Deixaria eu a minha doçura, o meu bom fruto, e iria pairar sobre as árvores? Então disseram as árvores à videira: Vem tu, e reina sobre nós. Porém a videira lhes disse: Deixaria eu o meu mosto, que alegra a Deus e aos homens, e iria pairar sobre as árvores? Então todas as árvores disseram ao espinheiro: Vem tu, e reina sobre nós.E disse o espinheiro às árvores: Se, na verdade, me ungis por rei sobre vós, vinde, e confiai-vos debaixo da minha sombra; mas, se não, saia fogo do espinheiro que consuma os cedros do Líbano. Juízes 9:7-15."

O masoquismo é a tendência em uma pessoa que busca sentir prazer em receber o sofrimento físico e moral de outra pessoa!
O contexto de Juízes é uma clara revelação de um povo que optou por ser "sofreado" por um dominador tirano, desalmado,esquizofrênico, homicida e "traidor dos valores mais nobres da vida", pois; se matou os próprios irmãos, quanto mais fácil seria matar qualquer um que ousasse cruzar em seu caminho.
Mas o que causa mais espanto é que foi eleito e feito rei pelo povo!

Penso na parábola proposta por Jotão e centro-a na última proposição do espinheiro...

Qualquer "mula",(literalmente falando), que passe por um espinheiro ou planta com espinhos,ou  sarça, e por ele seja ferida; jamais passará por ali novamente. Entretanto: existe um tipo de "gente" que não só tem prazer em ser "espetado", mas gosta de "chicotada", "paulada","bofetada","profetada","sapatada","bibliada", "etc-tarada"! ...É isso; é "tara gospel mesmo". Gostam de apanhar mais do que mulher de malandro!
Esse tipo de gente nem a "mula de Balaão" iria querer pastorear, pois; são eles mesmos que elegem seus próprios Abimeleques!

Considere essa reflexão e ore muito antes de eleger!

Em nome "Daquele" o qual eu elegi não como espinheiro, mas como "Videira Verdadeira!"

Bonani

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O QUE REALMENTE QUER DIZER O PREGADOR SOBRE ECLESIASTES 9:8?

TEXTO E CONTEXTO DO SALMO 116:15 E A INFELIZ TRADUÇÃO DA NVI

AMIZADE: “PURÁ É A PURA!”