AOS CANDIDATOS À APÓSTOLOS - (Exige-se "Curriculum Vitae")



“APÓSTOLO – Esta palavra significa mais do que “mensageiro”: a sua significação literal é a de “enviado”, dando a idéia de ser representada a pessoa que manda. O apóstolo é um enviado, um delegado, um embaixador... O estudo primário da significação de “apóstolo”, com base nos Evangelhos, deve efetuar-se em volta destes três pontos: chamada, educação, missão.
Nunca coloquei em causa o ministério apostólico, até porque tal vocação está descrita como a primeira  da lista  das “outras  demais vocações” que são “exercidas ativamente em nossos dias.” Efésios 4:11.
Como posso saber se alguém que se diz apóstolo tem realmente tal ministério?
Lembrei-me então que existe um modelo curriculum vitae  de um servo de Deus chamado Paulo, que foi um verdadeiro apóstolo,e que, se alguém, pelo menos identificar-se com metade dele, pode começar a pensar em candidatar-se à cadeira. Vamos lê-lo então!

 CURRICULUM VITAE  DE UM CANDITADO A APÓSTOLO
Porque, persuado eu agora a homens ou a Deus? ou procuro agradar a homens? Se estivesse ainda agradando aos homens, não seria servo de Cristo.Mas faço-vos saber, irmãos, que o evangelho que por mim foi anunciado não é segundo os homens.Porque não o recebi, nem aprendi de homem algum, mas pela revelação de Jesus Cristo.Porque já ouvistes qual foi antigamente a minha conduta no judaísmo, como sobremaneira perseguia a igreja de Deus e a assolava.E na minha nação excedia em judaísmo a muitos da minha idade, sendo extremamente zeloso das tradições de meus pais.Mas, quando aprouve a Deus, que desde o ventre de minha mãe me separou, e me chamou pela sua graça,Revelar seu Filho em mim, para que o pregasse entre os gentios, não consultei a carne nem o sangue,Nem tornei a Jerusalém, a ter com os que já antes de mim eram apóstolos, mas parti para a Arábia, e voltei outra vez a Damasco.Depois, passados três anos, fui a Jerusalém para ver a Pedro, e fiquei com ele quinze dias.E não vi a nenhum outro dos apóstolos, senão a Tiago, irmão do Senhor.Ora, acerca do que vos escrevo, eis que diante de Deus testifico que não minto.Depois fui para as partes da Síria e da Cilícia.E não era conhecido de vista das igrejas da Judéia, que estavam em Cristo;Mas somente tinham ouvido dizer: Aquele que já nos perseguiu anuncia agora a fé que antes destruía.E glorificavam a Deus a respeito de mim.(…) -São hebreus? também eu; são israelitas? também eu; são descendência de Abraão? também eu;são ministros de Cristo? falo como fora de mim, eu ainda mais; em trabalhos muito mais; em prisões muito mais; em açoites sem medida; em perigo de morte muitas vezes;dos judeus cinco vezes recebi quarenta açoites menos um.Três vezes fui açoitado com varas, uma vez fui apedrejado, três vezes sofri naufrágio, uma noite e um dia passei no abismo;em viagens muitas vezes, em perigos de rios, em perigos de salteadores, em perigos dos da minha raça, em perigos dos gentios, em perigos na cidade, em perigos no deserto, em perigos no mar, em perigos entre falsos irmãos;em trabalhos e fadiga, em vigílias muitas vezes, em fome e sede, em jejuns muitas vezes, em frio e nudez.Além dessas coisas exteriores, há o que diariamente pesa sobre mim, o cuidado de todas as igrejas.Quem enfraquece, que eu também não enfraqueça? Quem se escandaliza, que eu me não abrase?Se é preciso gloriar-me, gloriar-me-ei no que diz respeito à minha fraqueza. O Deus e Pai do Senhor Jesus, que é eternamente bendito, sabe que não minto.Em Damasco, o que governava sob o rei Aretas guardava a cidade dos damascenos, para me prender; mas por uma janela desceram-me num cesto, muralha abaixo; e assim escapei das suas mãos.(…) - Porque não queremos, irmãos, que ignoreis a tribulação que nos sobreveio na Ásia, pois que fomos sobremaneira agravados mais do que podíamos suportar, de modo tal que até da vida desesperamos.Mas já em nós mesmos tínhamos a sentença de morte, para que não confiássemos em nós, mas em Deus, que ressuscita os mortos;O qual nos livrou de tão grande morte, e livra; em quem esperamos que também nos livrará ainda,(…)-Porque eu já estou sendo oferecido por aspersão de sacrifício, e o tempo da minha partida está próximo.Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé.Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda.Procura vir ter comigo depressa,Porque Demas me desamparou, amando o presente século, e foi para tessalônica, Crescente para Galácia, Tito para Dalmácia.Só Lucas está comigo. Toma Marcos, e traze-o contigo, porque me é muito útil para o ministério.Quando vieres, traze a capa que deixei em trôade, em casa de Carpo, e os livros, principalmente os pergaminhos
Alexandre, o latoeiro, causou-me muitos males; o Senhor lhe pague segundo as suas obras.Tu, guarda-te também dele, porque resistiu muito às nossas palavras.Ninguém me assistiu na minha primeira defesa, antes todos me desampararam. Que isto lhes não seja imputado.Mas o Senhor assistiu-me e fortaleceu-me, para que por mim fosse cumprida a pregação, e todos os gentios a ouvissem; e fiquei livre da boca do leão.
E o Senhor me livrará de toda a má obra, e guardar-me-á para o seu reino celestial; a quem seja glória para todo o sempre. Amém.   Gálatas 1.11-24 e  2 Coríntios 11:22-31;
2 Coríntios 1:8-10;2Timoteo 4:6-18.

 Então, vai encarar?

Bonani

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O QUE REALMENTE QUER DIZER O PREGADOR SOBRE ECLESIASTES 9:8?

TEXTO E CONTEXTO DO SALMO 116:15 E A INFELIZ TRADUÇÃO DA NVI

AMIZADE: “PURÁ É A PURA!”