"MANIAS DE CRENTE EM ORDEM ALFABÉTICA"



Esta é uma lista que reúne as diversas manias, ou seja, os diversos quadros sintomáticos, identificados pela "Psiquiatria Gospel", que constituem quadros de alteração psíquica do humor, da atividade, raciocínio, sono, idéias, etc. Faremos a exposição das mesma, procurando obedecer a ordem alfabética, facilitando assim ao leitor, inteirarar-se de cada uma delas e quem sabe identificar-se com alguns sintomas aqui descritos.

Segue abaixo a lista, e não é pequena!
                                                                          A-  
Ablutomania- Acto de lavar-se com frequência. Nesse estado, a vida cristã precisa de constantes ambientes, onde se estimula o tipo de mensagem que ultra- explore e invoque o poder do sangue, para que, como disse alguém, eternize-se o  “espírito da graxa”, que constantemente precisa ser purificado,porém, que nunca permanece em um estado de "Graça", de limpeza constante do ser, da consciência. O "ablutumaniaco", quase a todo instante,  recorre ao ato de lavar-se ininterruptamente. Geralmente, esse tipo de crente ora quase todo o dia com o seguinte conteúdo: “Senhor, lava-me  das minhas multidões de pecados cometidos neste dia!”  A Graça torna-se para ele a concessão "ablutomaniaca", e não o poder de vitória contra o pecado!

Acribomania -Mania por precisão, organização e exatidão. São as doenças que se manifestam mais na teologia evangélica, ou protestante. Teologia Sistematica,Teologia Dogmática, Soberania, Livro Arbítrio, Adminsitração Eclesiástica e outras.  

 Acromania- Mania de permanecer em lugares altos. Essa mania é uma das mais manifestas, principalmente no grupo chamado pentecostal e neo-pentecostal. É a mesma que queria se manifestar em Pedro, Tiago e João, no lugar alto  do monte da transfiguração, entretanto, foi desfeita por Jesus, rapidinho, rapidinho!

Agromania- Tendência a solidão. Essa mania se manifesta desde sempre, porém ,no cristianismo ela tem seu auge na idade média com a criação dos mosteiros e seus monges, que se isolavam no afã de uma maior espiritualidade. Hoje acontece muito com as “grandes  estrelas gospel”. Aparecem na hora do show, e depois, sem dar atenção para mais ninguém, trancam-se novamente “em seus  camarins gospel."

Alcoolomania- Obsessão por bebidas alcoólicas. No caso do crente, como ele não ingere alcool, fica na verdade embriagado com as novas tendências e movimentos, principalmente se são protagonizados por  messias, um novo profeta que trás uma nova unção ou revelação.  Coleciona vária marcas, ou seja, tem sempre um novo protagonista na sua estante de coleção gospel. Aí então ele delira entorpecido! 

Algomania- Mania de sentir ou fazer sentir dor. É aquele crente que não conquista sua liberdade espiritual na cruz de Cristo, mas gosta de ser estimulado nas suas dores que já foram resolvidas, mas, que estimuladas, principalmente por “libertações de maldições do passado", instalam na alma do coitadinho a “constante necessidade de sentir dor!”

Amenomania- Distúrbio caracterizado por grande alegria. É a onda do “todo mundo pulando, pulando,pulando!” Caracterizada principalmente nas grandes concentrações gospel, pois, é um ambiente onde a lança-perfume-gospel estimula o sistema nervoso central do crente, trazendo uma alegria entorpecida, enquanto a grande multidão lá fora, chora a angustia e a escravidão de uma vida sem Deus!

Andromania- Obsessão por homens. “Malafaia”; “Terra-Nova”; “Caio Fábio”; “Cerullo”; Apóstolos; Filhos de Apóstolos; pais de Apóstolos, etc.; são os preferidos desta mania gospel!
Aritmomania- Mania de contar números e ansiedade em relação a eles.Essa é uma das mais terríveis manias de crente. Haja visto que as estatísticas que o meio gospel levanta é bem maior daquela que o verdadeiro evangelho propõem. Se apareceram 120 na reunião, o pastor maniaco diz que foram trezentos. Émole?
                                                                                    B-
Bibliocleptomania -Mania em roubar livros. No caso de crente, á a mania de roubar estilo literário, jargões do outro, tiques e manias, e por que não dizer, um plágio de um livro gospel interessante, escrito numa nova roupagem e uma nova capa. No meio gospel existem toneladas deles!

Bruxomania- Mania de ranger os dentes, o mesmo que Bricomania. Sim. É sorrir para o irmão, abraça-lo e dizer que o ama, mas lá nas estranhas, estar desejando sua morte fulminante!
                                                                                     C-
Cacodemomania- Mania em achar-se possuido por demônios. É uma das doenças mais estimuladas pelo néo-pentecostalismo!
Cacofatomania- Mania de identificar sons desagradáveis produzidos por seqüências de palavras inexistentes. Mensagens de anjos, demonios, e outras que geralmente fica na esfera dos sentidos do crente. Ele diz: estou sentindo; estou ouvindo,estou tendo uma visão, etc.!

Calomania- Não pense que é a mania por "calos". Não é! É a mania em fantasiar ser possuidor de extraordinária beleza pessoal. "Marco Feliciano" que o diga. É "calomaníaco de carteirinha"! Parece-me que o “Terra-Nova” também tem um quezinho para essa mania!

Cannabismania- Mania incontrolável que as pessoas tem de consumir cannabis. Se manifesta geralmente no crente que não consegue ouvir  outro pregador a não ser aquele "canabis -pregador-gospel", que provoca na alma viagens delirantes! 

Clastomania -Mania em destruir os objetos. Caracterizada principalmente no pessoal de "quebra de maldições! "

Clinomania- Mania em permanecer deitado mesmo que Clopemania. Característico na exacerbação da “cair no poder”. Geralmente esse maniaco, se não cair em uma reunião,ou, mesmo que ele não caia, se outros não cairem, o culto não foi ungido de podeeeeerrrrr!!! 
 
Coreomania- Não á a mania por "coreanos", mas, a mania de dançar. É só chamar o David Quilan  que a mania aparece! 

Criptomania - Mania de esconder-se. Por incrível que pareça: É a mania que a maioria dos crentes possui. Sua primeira manifestação foi no Éden!
                                                                                D -
  • Doxomania- Paixão em adquirir glória. Temo que seja a doença que queira se manifestar na maioria da crentaiada!
                                                                                E-  
Enteomania- Mania em que o paciente se crê inspirado por Deus. Em razão dessa mania, o crente abre loja, mercadinho, empresa, papelaria, livaria gospel, compra e vende veículos, imóveis, bens. Assim se diz inspirado por Deus em todos esses negócios e depois que a coisa não da certo é Deus quem paga a fatura! 

Epitetomania- Abuso ou mania dos epítetos. “Pai-póstolo”; “Apóstolo”; “Primaz”. Já diagnosticou alguém com essa mania? Então não preciso dizer mais nada!

                                                                                F- 

Filopatridomania- Desejo incontrolável de regressar à terra natal. É a mania manifesta principalmente na segunda metade do Séc. XX e cresce ainda mais em nossos dias, nas viagens em se  regressar espiritualmente à Jerusalém, a terra Natal do cristianismo, ou seja, a Meca dos Cristãos! 

 
                                                                                G-  

Ginecomania- Obsessão por mulheres. Salomão que o diga!
Uma das manias mais observáveis no meio. É chamada também em tom de desculpas pelo acontecido de:“Sindrome da Tentação por Bete Seba”. A essa mania eu declaro ao homens: “vigia o varão!” 
                                                                                  H- 
Habromania- Distúrbio mental caracterizado por grande alegria e jovialidade. Fenômeno caracterizado pelo cuidado exagerado do visual. Manifesta-se com: Alisamento de cabelo; botox; chapinha; roupa estilizada; metro-sexualidade, etc! 

Hidromania -  Compulsão por mergulhar. Se tem então uma “Campanha do Tanque de Betesda”, o crente quer ficar imergido a semana inteirinha

 Hieromania- Obsessão por religião , fervor patológico, pode incluir delírios! Principal mania do Cristianismo! 

Hipomania- Euforia passageira, característica do transtorno bipolar onde a depressão prevalece. Ou seja, depois de um grande “Cultão,  É Tremendo”, o crente do vulcão da euforia, desaba  para o vale da depressão!

                                                                             M- 

Macromania- Mania de coisas grandes. Penso que essa mania não tem nada a ver com o meio gospel; não é verdade?! Outra irmã dessa mania  é a Magalomania: mania de grandeza, poder etc. 

Melomania- Gosto excessivo por música. É tão forte que seus adeptos precisam de criar gravadoras gospel; show gospel; selo gospel,etc. A demanda da mania é tão grande que só pode ser distribuida por meios massivos de comunicação! 

Metromania -Mania de escrever versos. “Ricardo Gondim" e eu que o digam!” 

Mimetomania- Mania de imitar outros. “O púlpito dos  Gideões Missionário é o Ninho!” 

Mitomania- Mania de mentir. "Única mania que crente não  tem!" 

Monomania- Obsessão patológica por idéias, pessoas objetos. “Mania que Macedo e  o Malafaia  não tem!”
                                                                              N-

                                                                           
Narcomania- Mania do uso abusivo de hipnóticos. Mania que os né-pentecostais não tem! 

Ninfomania- Mania desenfreada por sexo e fantasias sexuais.Mania que a maioria dos crentes tem! 

Nudomania- Mania em ficar nú . Mania  revelada por alguém em sua “Confissões de um Pastor!”
                                                                            O- 

Odaxelagnia- Desejo incontrolável de mordiscar carinhosamente os outros (ou não), seja por diversão, ou por odaxelagnia (excitação, fetiche por mordidas).É a mania sutil que se manifesta principalmente no modiscar carinhosamente a carteira do outro, principalmente numa "reunião da semente da prosperidade!" 

Oneomania- Consumidor ou devedor compulsivo. Pode ser também chamada de "CASAL-Mania-Hernandes", caracterizada por grandes gastos e glamour em nome de Gizus!

Onomatomania- Mania de fazer barulhos. Se voce quiser se ver livre dela, vá ao "Gideões Missionários, principalmente se estiver presente o Marco Feliciano!  

Ornitomania- Obsessão por aves. "Mania do Terra-Nova e sua  Unção da Águia!"
  
                                                                               P- 


Peniomania- Psicose em que um indivíduo imagina que está reduzido à pobreza.Mania que se manifesta principalmente se o crente assistir o culto do “Silas” e não botar o dinheiro na “Mala”! 

Piromania- Mania de ficar brincando ou ascendendo o fogo. Mania do “Fogo para O Brasil” com o “Silas” e sua “Mala”!  

Plutomania- Ânsia excessiva ou mórbida pela riqueza. Não quero mais falar nem do “Silas” e nem da “Mala”! 

Politicomania- Paixão ou mania de política. Mania do "Mala" sem alça do “Infeliciano?!”
                                                                           
                                                                                   Q-

Quiromania- Impulsão morbida à masturbação. Mania da maioria dos adolescentes gospel e porque não dizer de muito crente quarentão!

                                                                                  R-

Rinotilexomania- Mania de colocar o dedo no nariz a fim de retirar muco. Mania que se manifesta em muitos pastores em cima do púlpito, principalemnte se estiverem no “Gideões Missionários!”

                                                                      S-

Sofomania- Presunção de saber muito. Mania dos pseudo-intelectuais evangélicos que é alimentada principalmente  pela maioria da crentaiada que não possui nenhum outra fonte de conhecimento além do universo gospel!

Sexomania- Mania insaciável de fazer sexo. Mania mais confessada  no gabinete pastoral, e se, a pessoa que confessa estiver sózinho, pode incorrer no perigo de ter um sócio!  

                                                                                T-

Teomania - Mania de ser poderoso como um deus ou ate mais do que o proprio deus. Que o digam “Terra Nova” e todos os Primazes Gospel!” Dessa nenhum deles se livra!

Tecimania - Mania de alisar, esfregar com as mãos ou o rosto tecidos de texturas distintas e/ou especificas. No caso gospel, notas, principalmente de Dólar e Euro!

Toxicomania- Obsessão por drogas. Mania de todos aqueles que não querem "Viver o Evangelho", mas,  “viver do Evangelho!” 

Tricotilomania- Mania de arrancar, manipular e comer cabelo. 
Mania do “Silas” quando do final da "campanha" onde ele não atingiu o alvo das "sementes" na “Mala”. Já se percebe essa sua mania olhando a calvice do brother!


                                                                            V-

Verbomania-  Compulsão por falar.  Mania do “Caio” no "Papo de Graça" e no “Cabra  Macho sim Senhor”! 
Só ele fala, não deixa mais ninguém falar! E o pior é que eu gosto de assistir a bagaceira!E Penso também que depois desta postagem, esteja surtado por essa mania!


BONANI

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O QUE REALMENTE QUER DIZER O PREGADOR SOBRE ECLESIASTES 9:8?

TEXTO E CONTEXTO DO SALMO 116:15 E A INFELIZ TRADUÇÃO DA NVI

AMIZADE: “PURÁ É A PURA!”