"SE PERDENDO SEM NOTAR!"

                              
Outro dia tinha em minhas mãos uma folha de auto-avaliação, redigida num “enquadramento de análise psicológica”. Entre tantas questões, a primeira era a mentora, ou seja, influenciava a veracidade ou não da resposta de todas as outras demais. A questão era assim: “Em todas as perguntas que se seguem; seja totalmente sincero”!
Entreguei o questionário para minha esposa, não para que ela respondesse, mas, para que me analisasse com sinceridade. Saí  para realizar tarefas que meu trabalho exige e no meio das tarefas lembrei-me de uma reflexão que alguém escreveu.Transcrevo-a abaixo. Ela inclui , entre muitas de suas observações, algumas as quais minha “examinadora gêmea” já tinha descoberto em mim.
Ei-la:


                    DOENÇAS DE SER QUE NÃO VEMOS EM NÓS!

   
Não é porque alguém não defeque nas calças e nem faça xixi nas pernas que seja sadio.
 Não é porque uma pessoa não seja violenta e agressiva que por tal razão seja sadia.
 Não é porque a pessoa não apresente nenhuma das disfunções psíquicas que ocorrem como transtorno em pessoas diagnosticadas com problemas psíquicos graves que, por tal razão, ela seja mentalmente sadia.
 Nossos maiores problemas mentais não são objeto de preocupações psicológicas e psiquiátricas.
 Sim! Eles decorrem de inseguranças sutis, de abusos leves, de mentiras simples, de implicâncias e antipatias inocentes, de direitos pessoais exacerbados, de intenções de controle e manipulação, de incapacidade de se enxergar, de traumas antigos e esquecidos, mas que deixam suas trilhas como caminho emocional na pessoa, etc.
 Desse modo, não havendo cuidado e atenção da pessoa a si mesma, às suas emoções, reações, explosões, iras, irritações, etc. — ela vai ficando cega; e, pela normalidade da conduta social, vai adoecendo na alma sem notar que o mal está instalado e crescendo...
 Nessa hora [hora-sempre], além de freqüente e diário auto-exame, devemos também, por mais chato e desagradável que nos seja, passarmos a dar atenção ao que os outros que nos amam dizem a nosso respeito; visto que, muitas vezes, o que os outros - íntimos dizem de nós carrega muito daquilo que não vemos e não queremos ver e admitir.
 Normalmente tal situação é criada por um de dois extremos na alma:
 1.         Excesso de segurança sobre os próprios conceitos e justiça-própria.
Ora, uma pessoa tomada de tais certezas de justiça pessoal, em geral se torna incapaz de ver suas próprias idiossincrasias; as quais, em tal caso, são o resultado de tudo o que ‘de bom’ resida em tal justiça pessoal, mas que, não sendo objeto de analise da pessoa, acaba cegando áreas inteiras da auto-percepção da pessoa; sem falar que muita gente, depois de um tempo vivendo assim, desenvolve mais e mais aspectos positivos de sua justiça-própria com a finalidade inconsciente de ter álibi para um monte de outras coisas que a pessoa não quer ver e nem tratar.
2.         Grande insegurança acerca de si mesmo.
Se a pessoa cheia de justiça-própria pode cegar-se por falta de auto-percepção gerada pela falsa idéia de justiça pessoal, de outro lado, o inseguro enxerga-se de modo desproporcionalmente negativo, e, assim, desenvolve todas as doenças da insegurança, que podem ir de extremo narcisismo ao oposto dele, que é a pior auto-imagem possível.
Por isto, o mandamento é este:
“Examine-se o homem assim mesmo...”
Afinal, se no Querubim da Guarda pôde entrar perversidade em meio à Glória, pergunto: Quem fez você crer que, por julgar-se bom e justo, algo do Querubim Exaltado não possa alojar-se sutilmente em você?
Sim! As piores doenças do ser não existem nas tabelas de doenças da alma da ciência.
Nosso chamado, todavia, é para a cura diária e para a auto-analise cotidiana; não nos conformando  com os padrões de comportamento adoecido desta geração perversa, e, além disso, aceitando nosso chamado para a renovação da mente, todos os dias; checando a nós mesmos diante do amor de Deus e do padrão de saúde interior determinado pelo mandamento de ser, conforme o amor em Jesus.
No dia em que alguém se julga completamente sadio, nesse dia estará mais doente de alma do que nunca.
Somente os que existem crendo que precisam não apenas de manutenção espiritual, mas de cura mesmo, é que viverão sendo curados todos os dias.
Aquele, porém, que julga que falta muito pouco a ser curado nele, esse, infelizmente, morrerá sob a presunção da saúde, celebrando conquistas antigas, mas que se perderam no tempo; posto que nenhuma virtude é perene em nós, visto que para cada virtude existe uma não-virtude equivalente ao que em nós seja virtuoso; e, assim, pela falta de auto-analise, o pólo negativo e equivalente de nossa virtude, sutilmente vai se alojando em nós, até que nos tome, enquanto nós julgamos que se trata ainda da virtude original.
Não adianta. Não há bom. Quem não se entrega diariamente ao exame na verdade do Evangelho, esse, mesmo supondo servir a Deus, vai se perdendo sem notar...
É assim que o Querubim da Guarda se torna Lúcifer e só fica sabendo quando já é diabo.

...Lembrei-me também de que, certa feita, Jesus assim disse para alguns homens:...Vós não sabeis de que espírito sois. Lucas 9.55

Senhor!

A nós, pelo constante exame interior, permita-nos  saber de que espírito somos!

Bonani

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O QUE REALMENTE QUER DIZER O PREGADOR SOBRE ECLESIASTES 9:8?

TEXTO E CONTEXTO DO SALMO 116:15 E A INFELIZ TRADUÇÃO DA NVI

AMIZADE: “PURÁ É A PURA!”