“ Serviço de Utilidade Pública” - 10 Dicas para Manter seu Sistema Operacional em Dia

       
Sinto-me satisfeito quando da operosidade que encontro configurada e disponível num programa de computador. Procuro sempre utilizar da forma mais saudável tais acessos e suas operações, como a internet por exemplo. Pensando nisso, resolvi contribuir com algumas dicas que  o ajudarão a manter sua máquina e seus respectivos programas minimamente em bom estado, e sendo assim, ter um bom acesso ao Bonani Sim,Banana Não,que também se ocupa em ser “Um Serviço de Utilidade Pública”.     


                   10 Dicas para Manter seu Sistema Operacional em Dia
1- É muito comum ouvir o comentário “Ah! Isso só resolve formatando o Windows”. Claro que formatar o Windows resolve muitas coisas, mas a melhor maneira de resolver o problema é sempre tentar descobrir a causa. Caso não exista solução, aí sim compensa formatar o disco.
2- Nunca baixe ou execute arquivos de fontes desconhecidas – principalmente de e-mails e sites de compartilhamento de arquivos. A dica é simples: se estiver escrito “clique aqui”, não clique!
3- Mantenha os arquivos do disco organizados. Eu trabalho com uma pasta de arquivos pessoais separados em documentos de texto, planilhas, vídeos, fotos (por datas e eventos) e outros. Isso também facilita o backup.
4- Tenha o hábito de fazer uma faxina no seu disco mesmo se ele possuir gigas e gigas livres. Esvazie sempre a lixeira, apague aqueles documentos que não serão mais necessários, desinstale aqueles jogos e programas que você instalou só para experimentar etc.
5- JAMAIS desligue o Windows sem usar a função “desligar o computador”. Se você desligá-lo direto, poderá corromper arquivos importantes, impossibilitando a entrada no sistema operacional novamente.
6- Instale somente um antivírus em sua máquina. A instalação de dois programas deixa o computador mais lento e ambos acabam interferindo entre si. E não se esqueça de atualizá-lo sempre!
7- Mantenha todos os programas atualizados, principalmente antivírus, navegadores (Internet Explorer, Firefox, Chrome etc.), programas de mensagens instantâneas (MSN, Gtalk, Skype etc.) e o Windows. Com isso, a chance de alguém instalar aplicativos sem a sua autorização diminui bastante.
8- O Windows possui um firewall que serve para a maioria dos usuários. Se você costuma usar ferramentas mais avançadas (compartilhamento de arquivos, IP fixo, jogos on-line etc.), convém instalar um firewall mais robusto.
9- Não se esqueça de rodar o desfragmentador de disco pelo menos uma vez por mês! Ele facilita a leitura dos arquivos no HD, aumentando a velocidade e a vida útil do disco. Para rodá-lo, basta abrir o Windows Explorer (gerenciador de arquivos), clicar com o botão direito do mouse em cima do disco (normalmente c:), escolher “Propriedades”, abrir a aba “Ferramentas” e clicar em “Desfragmentar agora”.
10- Não cole etiquetas no CD/DVD. Isso desbalanceia o disco, aumentando a “tremedeira” no motor do drive e, conseqüentemente, diminui a sua vida útil, dificultando a leitura do laser.

Health to your computer!
 
Bonani

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O QUE REALMENTE QUER DIZER O PREGADOR SOBRE ECLESIASTES 9:8?

TEXTO E CONTEXTO DO SALMO 116:15 E A INFELIZ TRADUÇÃO DA NVI

AMIZADE: “PURÁ É A PURA!”