"CICLO DE ELISEU". O QUE ESPERAR EM TEMPOS DE CRISE!

                               
Na Grécia, o desespero por comida fixado numa fotografia | Europa ...

                              
"CICLO DE ELISEU". O QUE ESPERAR EM TEMPOS DE CRISE?

E, voltando Eliseu a Gilgal, havia fome naquela terra, e os filhos dos profetas estavam assentados na sua presença; e disse ao seu servo: Põe a panela grande ao lume, e faze um caldo de ervas para os filhos dos profetas...2 Reis 4:38

O cap 4 de 2 Reis é cheio de eventos extraordinários. Registra um número expressivo de milagres através do ministério do profeta Eliseu: A multiplicação do óleo da viúva. 1-6. A cura da esterilidade da mulher de Sunem que era rica.7-17. Anos depois, a ressurreição do filho da mulher de Sunem.18-37. O grande livramento da morte na panela. vs 38-41. A multiplicação dos pães. vs 42-44. Entretanto: em todo esse contexto dos extraordinários de Deus, havia em contrapartida, grandes crises instaladas. O maravilhoso é perceber que; no início do cap 4, o texto começa sua narrativa registrando uma grande crise, no seu final, encerra com a manifestação de uma “grande abundância de pães…”  “…e eles comeram e sobejou”. Segundo a Palavra do Senhor! 2 Reis 4:44)

CADA CRISE QUE SE INSTALA É UMA OPORTUNIDADE, UMA PORTA PELA QUAL, NA FÉ, PODEREMOS ENTRAR E ACESSAR AS PROEZAS DE DEUS.
PARA CADA MENSAGEM DE CRISE, HAVERÁ SEMPRE UMA MENSAGEM DE ESPERANÇA!

Como podemos em nossa crise esperar e experimentar milagres extraordinários?
Ocupemo-nos em saber oque houve nos tempos de Eliseu e os segredos pelos quais ele desenvolveu seu ministério!

HAVERÁ SEMPRE UMA “DIMENSÃO REINANTE!”
O texto em algumas traduções diz :( …quando a fome reinava na região…vs 38ª).
Sendo assim, podemos afirmar que a fome era o que regia as circunstâncias durante aquele período na história de Israel! Podemos afirmar que Eliseu foi contemporâneo desse tempo!
Seremos sempre regidos por uma circunstância. No contexto do cap. 4, a “Crise” manifestava seu domínio dimensionada num contexto de fome, que por sua vez gerava morte!
Sempre estaremos envolvidos numa certa dimensão reinante, onde os súditos desse tipo de dimensão, tornam-se porta-vozes de mensagens de fome, derrota, medo, fracasso e morte! Entretanto: Haverá sempre um Eliseu não se deixando intimidar e dominar pelo reino da crise, estabelecendo sua fé em outra “dimensão reinante e invisível”, que não pode ser destruída!~

HAVERÁ SEMPRE UMA “GEOGRAFIA CONDICIONANTE!”
O texto declara que Eliseu empreendeu uma caminhada até Gigal! vs 38
"Gilgal" significa literalmente "círculo de pedras eretas"!
Geografia inóspita e desafiadora! Lugar improdutivo para plantio. Estéril. Inabitável, hostil, adverso, inclemente, severo, áspero, rigoroso, rude, difícil.
Por vezes o Senhor Deus nos permite experimentar uma Gigal em nossas vidas! Permite, e até nos chama à sairmos da nossa geografia do conforto da nossa área de estabilidade e prosperidade, configurada em alimentos, bem-estar, lazer, entretenimento, saúde e outras boas coisas da vida, para uma outra geografia, desafiadora, afim de que sejamos estimulados em nossos sentidos de dependência de fé total “Nele”! Essa geografia, essa Gilgal pode ser: (família/ saúde/ emprego/ casamento/ filhos/ sonhos/ provisão/pandemia/ etc.)

HAVERÁ SEMPRE UMA “OPORTUNIDADE DETERMINANTE”
No caso de Eliseu a oportunidade se estabelece como   ATITUDE DE AÇÃO!
Se há panela, fogo, lenha, então:  há oportunidades para milagres!
…Disse ele, (Eliseu), àquele homem: PÕE a panela grande no fogo! vs 38
Para grandes dificuldades, grandes oportunidades: “PANELA GRANDE!”
“Oportunidades em tempo de crise são portais divinos que dão acesso ao milagre!”

HOJE DEUS QUER ENTREGÁ-LOS!

BONANI

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O QUE REALMENTE QUER DIZER O PREGADOR SOBRE ECLESIASTES 9:8?

TEXTO E CONTEXTO DO SALMO 116:15 E A INFELIZ TRADUÇÃO DA NVI

AMIZADE: “PURÁ É A PURA!”