"EXIGÊNCIAS PARA UM NOVO NÍVEL DE MATURAÇÃO"- (Qual é a medida de um homem?)


O tema abaixo proposto, foi uma meditação ministrada num determinado momento de “exigência para um novo nível da maturação” que se fez sentir na Comunidade que  pela Graça lidero.
Segue em forma de esboço. Espero que seja útil para muitas outras pessoas!


 São estas as últimas palavras de Davi, filho de Jessé. Davi foi o homem que Deus tornou importante, que o Deus de Jacó escolheu para ser rei e que compôs as belas canções de Israel. Davi disse: O Espírito do Deus Eterno fala por meio de mim, e a sua mensagem está nos meus lábios. O Deus de Israel falou, o protetor de Israel me disse: "O rei que governa com justiça, que governa respeitando a vontade de Deus. É como o nascer do sol numa madrugada sem nuvens, como o sol que faz a grama brilhar depois da chuva. É assim que Deus abençoará os meus descendentes, pois ele fez uma aliança eterna comigo, uma aliança bem certa e segura. Isso é tudo o que quero; será essa a minha vitória, e eu sei que Deus fará isso. II Samuel 23:1-5



A verdadeira medida de um homem não se vê na forma como se comporta em momentos de conforto e conveniência, mas em como se mantém em tempos de controvérsia e desafio. (Martin Luther King Jr.)

Um homem jamais poderá ser medido no início de sua semeadura existencial, mas no final, na sua última colheita. (Ideberto Bonani)

 A VIDA ESPIRITUAL RESERVA-NOS UMA BOA MEDIDA!

COMO SE AVALIA A MEDIDA DE UM HOMEM?

VEJAMOS COMO AS ESCRITURAS AVALIAM DAVI:

É A MEDIDA DA INFLUÊNCIA DO ESPÍRITO SANTO!

 O Espírito do Deus Eterno fala por meio de mim, e a sua mensagem está nos meus lábios. II Sam 23:2

Declara Davi: …O Espírito do Senhor falou por mim!...

Quando se tem e se dá lugar ao mover influente do Espírito, com certeza, o padrão da medida de um homem espíritual se estabelece!

Se queremos ter a medida de  homens e mulheres abençoados como Davi, deixemo-nos influenciar pelo Espírito Santo!

É A MEDIDA DO REAL GOVERNO DE DEUS!

"O rei que governa com justiça, que governa respeitando a vontade de Deus. II Sam 23:3

Governo de justiça. Que se porta com verdade,  transparência, equidade, que nivela todos  usando de valores  justo no trato pessoal com cada indivíduo. Assim era o rei Davi!

Óh,… O resultado de tal contuda, foi porque  o rei  Davi permitiu o governo de Deus em sua vida! Que diferença em relação à Saul,Salomão, Absalão e outros reis de Israel!

Um homem vai crescendo e possuindo sua devida medida, desde o momento que se instala nele a justiça de Deus e através  dessa regência; vai crescendo em medida espiritual na dimensão à proporção do governo espiritual!

É  A MEDIDA  DA  ALIANÇA DE DEUS!

É assim que Deus abençoará os meus descendentes, pois ele fez uma aliança eterna comigo, uma aliança bem certa e segura. Isso é tudo o que quero; será essa a minha vitória, e eu sei que Deus fará isso. II Sam 23:5

Mil  vezes  sim!  Essa é a benção que Davi proclama: A ALIANÇA! (Pacto)!

Diz ele:…uma  aliança eterna comigo…; uma aliança bem certa…; …uma aliança segura.

Fazer uma aliança bem firmada com o Senhor é garantia do início de um crescimento a estatura de varão perfeito, pois sem “Ele”, nada se pode fazer!... João 15:5

Davi tinha consciência das implicações advindas de uma aliança entre o homem e Deus. Foi por causa dessa Aliança que mesmo em meio as mais dilacerantes experiencias existenciais, permaneceu em pé, e, nos últimos dias de sua vida, fazia menção e confiança  no cumprimento  acerca de todas as promessas contidas “nela”, não somente em questões pessoais, como também; confiava numa “aliança” que alcançaria sua descendência!  

 medida do compromisso com a Aliança é a medida padrão de avaliação da medida de um homem espiritual!

É A MEDIDA DA CERTEZA EM DEUS!

…e eu sei que Deus fará isso. II Sam 23:5b

Poderemos ter todos os itens anteriores; porém é na certeza que se assenta o estabelecimento da medida de um homem espíritual!

Alguém que se candidata a ser um homem(mulher) espiritual, inequivocamente,  sem reservas, sem postergações nem dúvidas: deverá desejar e proclamar como Davi:   Isso é tudo o que quero; será essa a minha vitória, e eu sei que Deus fará isso!... II Sam 23:5b

Certeza! Elemento chave para  o crescimento e amadurecimento do homem!



É A MEDIDA DA BENÇÃO DOS PRECEDENTES!


São estas as últimas palavras de Davi, filho de Jessé.(…). II Sam 23:1


Diz  Davi no início de seu  “Salmo-Oração”: …Davi, filho de Jesse…

Não nos enganemos. Não somos obras fruto de construção  ensimesmada, individualizada, egoísta e solitária.
 Não!...  Somos a medida daqueles que nos precederam. Pais/ amigos/ irmãos/ pastores/ etc.
Quem não se sujeita a essas exigências  tão  importantes como elemento edificador de maturação; poderá até parecer um homem espiritual, entretanto, só será uma maquiagem, uma miragem, uma sombra distante do verdadeiro padrão exigido!

É nesse espírito que o sábio nos deixa um conselho:  Não removas os marcos antigos deixados por vossos pais… Pv 22:28

BONANI;   ...até que eu chegue a estatura de varão perfeito...



   
BONANI

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O QUE REALMENTE QUER DIZER O PREGADOR SOBRE ECLESIASTES 9:8?

TEXTO E CONTEXTO DO SALMO 116:15 E A INFELIZ TRADUÇÃO DA NVI

AMIZADE: “PURÁ É A PURA!”