SUCESSÃO PARA O SUCESSO



Mensagem em forma de esboço, ministrada na "Celebração da Família", na festividade do 6º ano de Fundação da "Renovo", comunidade amada do Pai!

                                                               SUCESSÃO PARA O SUCESSO

E SUCEDEU depois da morte de Moisés, servo do SENHOR, que o SENHOR falou a Josué, filho de Num, servo de Moisés, dizendo: Moisés, meu servo, é morto; levanta-te, pois, agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, à terra que eu dou aos filhos de Israel.Todo o lugar que pisar a planta do vosso pé, vo-lo tenho dado, como eu disse a Moisés. Desde o deserto e do Líbano, até ao grande rio, o rio Eufrates, toda a terra dos heteus, e até o grande mar para o poente do sol, será o vosso termo.Ninguém te poderá resistir, todos os dias da tua vida; como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei nem te desampararei. Esforça-te, e tem bom ânimo; porque tu farás a este povo herdar a terra que jurei a seus pais lhes daria.Tão-somente esforça-te e tem mui bom ânimo, para teres o cuidado de fazer conforme a toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que prudentemente te conduzas por onde quer que andares. Josué 1.1-7

O texto do encontro de Josué com Deus está na esfera de um “diálogo”, o qual, tem como conteúdo; a sucessão de Moisés! O Senhor convoca Josué para a sucessão!

Sucessão é o ato ou efeito de suceder! Pode se configurar na seqüência de suceder uma série de pessoas, de coisas ou de fatos que que acontecem sem interrupção ou por um pequeno intervalo. Ex: sucessão de reis, de idéias…,etc. É o “devir rápido” é o “após imediato que hoje vivemos!”

Devemos nos preparar para mudanças repentinas e imprevisíveis!

Como posso eu me preparar para elas? Como posso entender e me  prevenir para os tempos de sucessões?

Vejamos o chamado, a convocação de Josué, e, tiremos nossas ilações!

HÁ DE SE PREPARAR PRÉVIAMENTE. Js 1:1

Na vida espiritual tudo é precedido de “preparo” que é uma “consequência anterior para  conquistas posteriores”!

Josué preparou-se como um bom filho de Num. Depois como servo de Moisés. Moisés por sua vez, tinha sido servo  do  Senhor! A nossa vida necessita dessas credencias. É o nosso “curriculum vitae!”

Mais!... Josué foi: 1º escolhido. 2º separado. 3º convocado. 4º habilitado (preparo prévio) que é = SUCESSÃO que é = Líderança!

TEM DE SE OBEDECER EXCLUSIVAMENTE AO PROJETO DIVINO. Js 1:2-5

Notar que na convocação de Josué o diálogo a princípio é unilateral. Quando se trata de uma ordem de Deus, não há de se questionar. A palavra “Dele” é uma ordem!

Os planos de Deus não podem ser frustados! (Projeto/Visão). Jó 42:2

Notar que Deus orienta Josué a seguir a visão dada a  Moisés anos atrás!

Se queres  “uma sucessão para o sucesso”, então: Mantenha a  obediente visão!

EXIGE-SE TRABALHAR ANIMADO. Js 1:6

A convocação de Josué já é continuidade de “trabalho” animado numa ótica DIVINA! “Deus dá-lhe a receita de um trabalho bem sucedido de sucesso!” - Esforça-te, e tem “bom ânimo”; porque tu farás a este povo herdar a terra que jurei a seus pais lhes daria. Josué 1:6

Motivação. Alegria. Disposição. Entusiasmo. Determinação. Ânimo redobrado. “Trabalhar Extrovertidamente!” São receitas exigidas no empenho do trabalho para a efetivação de uma sucessão cheia de bênçãos futuras!

“Sucesso sem trabalho só existe na ordem alfabética do dicionário!”



PR. BONANI

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O QUE REALMENTE QUER DIZER O PREGADOR SOBRE ECLESIASTES 9:8?

TEXTO E CONTEXTO DO SALMO 116:15 E A INFELIZ TRADUÇÃO DA NVI

AMIZADE: “PURÁ É A PURA!”