CARACTERÍSTICAS DE UMA IGREJA DISCÍPULA




Segue abaixo mensagem em forma de esboço que foi ministrada em nossa "Celebração da Família" no dia 04 de Setembro(Domingo). Fomos muito edificados!

E Jesus, chamando os seus discípulos, disse: Tenho compaixão da multidão, porque já está comigo há três dias, e não tem o que comer; e não quero despedi-la em jejum, para que não desfaleça no caminho.E os seus discípulos disseram-lhe: De onde nos viriam, num deserto, tantos pães, para saciar tal multidão?E Jesus disse-lhes: Quantos pães tendes? E eles disseram: Sete, e uns poucos de peixinhos.Então mandou à multidão que se assentasse no chão,E, tomando os sete pães e os peixes, e dando graças, partiu-os, e deu-os aos seus discípulos, e os discípulos à multidão.E todos comeram e se saciaram; e levantaram, do que sobejou, sete cestos cheios de pedaços… Mateus 15.32-37

        CARACTERÍSTICAS DE UMA IGREJA DISCÍPULA
O que significa ser um discípulo?... É aquele que recebe disciplina ou instrução de outro; aluno. Pessoa que adota uma doutrina. O que segue as idéias ou imita os exemplos de seu mestre ou mentor! 
Jesus não foi o inventor nem o inovador dessa classe de pessoas. Já o filósofo Platão que viveu 400 anos antes de Cristo, tinha seus discípulos! Os fariseus, os saduceus também possuíam os seus discípulos. Em Atos cap.5, são mencionados Teudas, que foi  um líder que possui 400 discípulos e também um tal de Judas que estimulou muitos discípulos o seguirem!
Discipulado no conceito do Evangelho não é uma nomenclatura, autorização, qualificação ou credencial que se recebe através de um curso para um fim em si mesmo. Discípulo de Jesus tem implicações muito mais profundas. A igreja é chamada para viver uma vida discipular profundamente comprometida com o seu Mestre!
 Viver Igreja é viver o verdadeiro discípulado em todas as suas mais profundas  implicações!
O que então é ser uma Igreja discípula de Jesus?
Vejamos através do Ministério de Jesus, aquando da segunda multiplicação dos pães e peixes, como se  deve manifesta a vida discípular na Comunidade de Cristo!
SER UMA IGREJA DISCÍPULA  É  SER CHEIA DE COMPAIXÃO! vs 32ª
Ao exemplo de seu Mestre: …tenho compaixão da multidão…
Compadecer é "sofrer com"...Ter compaixão é a virtude de compartilhar o sofrimento do outro!
Um Igreja discípula é uma igreja compassiva, que, através da encarnação do evangelho de Cristo, recebe seu coração compassivo e se enche de misericórdia pela vida do semelhante, independente de qualquer situação ou diferença que haja entre ambos!
UMA IGREJA PREOCUPADA COM AS NECESSIDADES DOS OUTROS! vs 32b
Jesus, chamando os seus discípulos, disse: Tenho compaixão da multidão, porque já está comigo há três dias, e não tem o que comer; e não quero despedi-la em jejum, para que não desfaleça no caminho. Mateus 15:32
Não queria Jesus despedir a multidão em jejum, ou seja, em necessidade de sobrevivência!
Ser discípulo é possuir o espírito filantrópico que havia em Jesus!
Filantropia vem do grego φίλος (amor) e άνθρωπος (homem), e significa "amor à humanidade".
Igreja discípula vê, assiste nas necessidades e despede a vida do outro, plenamente abençoada em suas necessidades!
Quer seja na comunidade, na família, nos vizinhos ou em outro qualquer lugar, sempre…; a igreja, quer em seu sentido coletivo e especialmente no aspecto singular se deparará com necessidades gritantes que se apresentarão configurados em gente necessitada! Há de se preocupar e amparar essas pessoas!
No evento da segunda multiplicação, Jesus ensina seus discípulos a produzirem nobre atitude!
DISCÍPULA É UMA IGREJA RECONHECIDA POR SUA LIBERALIDADE! vs 34
E Jesus disse-lhes: Quantos pães tendes? E eles disseram: Sete, e uns poucos de peixinhos…
Para ser discípulo de Jesus é necessário ser liberal. Liberal é aquele que libera o que tem!
Igreja liberal, no sentido coletivo ou singular é igreja que demonstra generosidade. Dadivosidade!
Aqueles seguidores(discípulos) foram desafiados pelo mestre a entregaram o que tinham nas mãos daquele que tem capacidade de multiplicar milhares de vezes toda “dadivosidade” liberal!
 DISCÍPULO É SER A PRÓPRIA EXTENSÃO DO MESTRE! vs 36
 … e deu-os aos seus discípulos, e os discípulos à multidão.
Ser discípulo não é desenvolver ministério estanque, ou seja; ser um  recipiente que acondiciona tudo aquilo que recebe e retêm só para si eliminando qualquer possibilidade de perda de volume, sendo “impermeável” em sua gestão das bênçãos recebidas de Deus.
Não!...
O texto relata que eles receberam das mãos de Jesus os pães e peixes e; …dilataram, alargaram, ampliaram, foram “permeáveis” na gestão das bênçãos, e sendo assim, participaram juntos das bênçãos daquele grande milagre de provisão!
Igreja discípula recebe e entrega, não retém nada para si, mas torna-se extensão do mestre!

Deus nos abençoe!

BONANI

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O QUE REALMENTE QUER DIZER O PREGADOR SOBRE ECLESIASTES 9:8?

TEXTO E CONTEXTO DO SALMO 116:15 E A INFELIZ TRADUÇÃO DA NVI

AMIZADE: “PURÁ É A PURA!”