"O ESTRAGA PRAZER EM FESTA DE DEZOITO ANOS!"



Ministrava sobre um acontecimento que se deu no ministério de Jesus. Era uma mensagem de libertação.
Quando cheguei em casa, disse a minha esposa que eu iria escrever e postar tal evento, mas usaria de um pouco de humor na exposição da passagem em apreço!
Minha querida esposa me repetiu seguinte frase:
 -…De vez em quando você gosta de “viajar na maionese”!
Toda vez que ela me diz isso, eu respondo:
-…“E acompanhada de um Hambúrguer”! …rs,rs,rs…
Você achou sem graça essa minha  piadinha com performance britânica; …não achou?
Entretanto;…
As vezes quando escrevo me vem uma veia cómica, humorística hilariante, que não resisto e tenho de postar. É uma tentação que não consigo “resistir” nem “omitir”… e…; …pronto; …ta lá o meu dedo indicador acionando o “ícone-postar”.
Por exemplo: …se você está lendo, é por que eu postei….; …É lógico!  
Segue mais uma então…!
Jesus  detonou, acabou, arrasou, tornou em um grande pesadelo um aniversário  de dezoito anos que um diabinho  saindo da adolescência estava fazendo!
Talvez você me diga : …seu herege; me mostre quando alguma vez isso aconteceu?
-Te digo varão!!!  Vou te mostrar a festa de arromba sendo arrombada! ...um dia de sábado, ensinava Jesus numa sinagoga. Estava lá certa mulher doente por causa de um espírito, há dezoito anos: andava curvada e não podia endireitar-se completamente. Ao vê-la, Jesus chamou-a e disse-lhe: «Mulher, estás livre da tua enfermidade.» E impôs-lhe as mãos. No mesmo instante, ela endireitou-se e começou a dar glória a Deus. Mas o chefe da sinagoga, indignado por ver que Jesus fazia uma cura ao sábado, disse à multidão: «Seis dias há, durante os quais se deve trabalhar. Vinde, pois, nesses dias, para serdes curados e não em dia de sábado.» Replicou-lhe o Senhor: «Hipócritas, não solta cada um de vós, ao sábado, o seu boi ou o seu jumento da manjedoura e o leva a beber? E esta mulher, que é filha de Abraão, presa por Satanás há dezoito anos, não devia libertar-se desse laço, a um sábado?»Dizendo isto, todos os seus adversários ficaram envergonhados, e a multidão alegrava-se com todas as maravilhas que Ele realizava. Lucas 13:10-17 (grifo meu)
Pensando nesse texto lembrei da minha adolescência e da ansiedade que tinha de chegar aos meus 18 anos! Áh quando eu chegar aos 18! Dizia eu…
Algumas coisas interessantes sobre os 18! Exemplo:
“Desenvolvimento da Identidade”
O termo "identidade" corresponde à resposta à pergunta "quem sou eu?". A resposta a essa pergunta se desenvolve num longo e complexo processo que começa nas primeiras horas de vida e se estende até a mais alta idade. Nesse longo processo os 18 representam um momento chave, de grande significado. No processo de desenvolvimento da identidade agem duas forças motrizes: o desejo do indivíduo de conhecer a si mesmo (autoconhecimento) e a busca de dar forma a si, de construir sua personalidade, se aprimorar e se desenvolver.
Já pensou. Aquele espírito imundo que começava a manifestar seu performance de “identidade” para seus outros companheiros da mesma natureza e profissão; entranto numa fase onde estabeleceria sua identidade, seu “eu”, deixando de ser um elemento da maldade de 2ª categoria para se tornar como outros demais um “atormentador de 1ª” e, de repente, quando ele pensa estar no auge de adquirir capacitações para um alto conhecimento e desenvolvimento subindo mais alguns patamares em sua obra destrutiva e maligna, desejando obter mais umas divisas na hierarquia malévola, leva uma “paulada” na cabeça e tem de adiar a festa e voltar para o final da fila, pois; …Jesus se “mani-festa” e “manda a festa” dos 18” acabar!
 Havia também uma expectativa no inaugurar dos meu 18  e era pelo seu “significado social”! …Celular, música, jogos eletrônicos, roupas "da moda", filmes para adultos, revistas, etc.
Como você que é um estudioso da cultura israelita,  você pode até me dizer…:
-Espera um pouco aí! Vamos de vagar com a coisa!Talvez você até argumente corretamente comigo...
-Naquele contexto a tradição judaica considera como adultos (membros da sociedade) os homens aos 13 e as mulheres aos 12 anos de idade, sendo a cerimônia de transição chamada Bat Mitzvah para as garotas e Bar Mitzvah para os rapazes.
-Tudo bem! Tudo bem! Mas nós estamos falando num contexto da cultura ocidental, e afinal de contas estamos  usando um pouco de fantasia ao texto. É claro que sem desrespeitar ou desconsiderar a maravilhosa libertação daquela senhora!
Continuemos… Em muitos países, pessoas maiores de 18 são legalmente considerados adultos. A venda de certos produtos como cigarros, álcool, filmes e jogos eletrônicos com conteúdo pornográfico ou violento é liberado!
Imagine…;Pense comigo!
Aquele indivíduo entrando nos 18 e tendo toda essas liberdades que citei acima, agendando com os seus outros amigos aqueles bailões, orgias, viagens, “zuando” com a pobre mulher, e;  …de repente! Vem um “estraga prazer” e acaba com a festa! Acredito até que o próprio indivíduo ficou um “indivíduo endemoninhado!”rs,rs,rs,…
   
É sempre bom lembrar.
O ditado assim diz:…“Quem avisa, amigo é!”
“Jesus também é estraga  prazer em festa de dezoito anos; …viu?!...”

BONANI

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O QUE REALMENTE QUER DIZER O PREGADOR SOBRE ECLESIASTES 9:8?

TEXTO E CONTEXTO DO SALMO 116:15 E A INFELIZ TRADUÇÃO DA NVI

AMIZADE: “PURÁ É A PURA!”