UMA ANÁLISE SOBRE COMO FUGIR DOS ENSÍNOS ENGANOSOS!



Tínhamos encerrado nossa reunião dessa última quinta-feira.Os  agregados da comunidade saíam retornando às suas atividades cotidianas, quando, um elemento bem trajado, vestido com um terno bem engomado, cabelos bem penteados e um simpático sorriso nos lábios, começou a abordar nossos irmãos com uma revista nas mãos que continha ensinos (doutrinas) as quais, dizia ele, eram as únicas e verdadeiras como padrão de fé e conduta para com Deus. Um dos agregados mais novos  de nossa igreja, ficou com um exemplar em suas mãos e imediatamente mostrou-me. Não precisou analisar profundamente do que se tratava. A página principal do periódico revelou tratar-se de literatura herética. Puro engano e mentira!
Graças a  Deus que os membros de nossa comunidade de fé, recebem semanalmente ensino exaustivo sobre as implicações de viver de forma livre,lúcida e simples a Graça de Cristo, revelada no Evangelho e nos escritos apostólicos.
...Entretanto, derivado ao evento; ...achei por bem desenvolver uma mensagem (sermão) que pudesse abordar, ainda que de forma sumária, questões que possam nos elucidar e sinalizar sobre o tema dos ensinos enganosos!
Como Jesus tratou em seu tempo esse tema? Como podemos perceber os sinais que para nós serão cruciais para detectarmos tais ensinos erróneos?
Leiamos: Na verdade, na verdade vos digo que aquele que não entra pela porta no curral das ovelhas, mas sobe por outra parte, é ladrão e salteador.
Aquele, porém, que entra pela porta é o pastor das ovelhas.
A este o porteiro abre, e as ovelhas ouvem a sua voz, e chama pelo nome às suas ovelhas, e as traz para fora.
E, quando tira para fora as suas ovelhas, vai adiante delas, e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz.
Mas de modo nenhum seguirão o estranho, antes fugirão dele, porque não conhecem a voz dos estranhos 
João 10:1-5

COMO FUGIR DOS ENSÍNOS ENGANOSOS?


RECONHECENDO-OS COMO  INVASORES  ESPIRITUAIS! João 10.1
Na verdade, na verdade vos digo que aquele que não entra pela porta no curral das ovelhas, mas sobe por outra parte, é ladrão (invasor)e salteador.(  acomete de improviso).
Jesus aqui esta se referindo aos fariseus e escribas que vieram antes dele, que eram ladrões e salteadores. O próprio Eterno levantou profetas anteriores para criticar a atitude gananciosa dos pastores (líderes) que torciam a Palavra (Lei e os Profetas) ao seu bel-prazer,com isso , condicionavam o povo humilde e leigo aos assuntos espirituais, levando-os ao erro em razão do interesse ganancioso e desmedido  de tais ensinos!
Ladrões podem também ser configurados como: Invasores Espirituais: Procuraram penetrar por todas as partes e com todos os argumentos para tentar devorar as ovelhas!

O exemplo citado na introdução  sobre a abordagem às nossa comunidade no final de uma abençoada  reunião de fé de quinta-feira, clarifica bem o espírito invasor que tais ensinos e seus disseminadores produzem!
Jesus chama essa classe de espíritos de ladrões e salteadores e tendo como o pai o diabo! Ou seja; são: ( Bandidos, ladroes de estrada, bandoleiros, assaltantes.)

CONSIDERANDO QUE SÃO ESTRANHOS EM RELAÇÃO A FÉ E  A  GRAÇA  DA VIDA! João 10:5
Mas de modo nenhum seguirão o “estranho”, antes fugirão dele, porque “não conhecem” a voz dos estranhos.
Esses estranhos  trazem consigo algo  Incomum, contrário ao uso, à ordem, ao bom senso. Querem anular a Graça que nos liberta e habilita para entrar e para sair,com suas regras, prescrições, dias, abstinências, profetas particulares, revelações especiais, intermediários humanos e tantos outros ensinos contrários ao verdadeiro ensino libertador! São ensinos que tornam pessoas, como  Jesus ensinou:  estranhas aos princípios da Graça que opera pela lei interior e presas ao espírito das leis exteriores
Alerta-nos o Espírito de Deus: “Não vos deixeis levar em redor por doutrinas várias e estranhas, porque bom é que o coração se fortifique com graça e não com manjares, que de nada aproveitam aos que a eles  se entregaram Hb 13.9“


ENTENDENDO QUE SÃO ESPÍRITOS ENGANADORES COM SUAS DOUTRINAS DIABÓLICAS!
O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância. João 10:10.
Adverte Paulo ao seu filho na fé Timóteo: …Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios; …(I Tm 4:1)
Uma advertência do Sumo_Pastor e do Espírito Santo: – São espíritos que tem a função de doutrinar com engano, pois são crias do diabo que é o mentor e pai de toda mentira. Jesus chamou e acusou publicamente tais mestres da falsidade de filhos do Diabo!  Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira. João 8:44-45
Diz o  texto de Timóteo que mesmo assim;  alguns hão de apostatar da fé dando ouvidos aos mesmos!
Fiquemos com essa advertência divina!

Depois dessa abençoada exposição segue um roteiro de COMO DETECTAR ENSINOS ENGANOSOS E COMO ELES AGEM. Leia com atenção!
CONTROLE DE PENSAMENTO - Não é permitido ler material ou falar com pessoas que tenham ideias contrárias às do grupo. Em alguns casos, a vítima é geograficamente isolada da família e dos amigos.

HIERARQUIA RÍGIDA - São criados modos uniformizados de agir e pensar, desenvolvidos para parecer espontâneos. A vítima é convencida da autoridade absoluta e do caráter especial e  às vezes considerando sobrenatural o líder.

MUNDO DIVIDIDO - O mundo é dividido entre “bons”(o grupo) e “maus”(todo o resto). Não existe meio-termo. É preciso se policiar e ser policiado para agir de acordo com o padrão de comportamento “ideal”.

DELAÇÃO PREMIADA - Qualquer atitude errada, ainda que cometida em pensamento, deve ser reportada ao líder. Também se deve delatar os erros alheios. Isso acaba com o senso de privacidade e fortalece o líder.

VERDADE VERDADEIRA - O grupo explica o mundo com regras próprias, vistas como cientificamente verdadeiras e inquestionáveis. A vítima acredita que sua doutrina é a única que oferece respostas válidas.

CÓDIGO SECRETO - O grupo cria termos próprios para se referir à realidade, muitas vezes incompreensíveis para as pessoas de fora. Uma linguagem muito específica ajuda a controlar os pensamentos e as ideias.

MEU MUNDO E NADA MAIS - O grupo passa a ser a coisa mais importante - se bobear, a única. Nenhum compromisso, plano ou sonho fora daquele ambiente é justificável.

NINGUÉM SAI - A vítima se sente presa, pois não pode imaginar uma vida completa e feliz fora do grupo. Isso pode ser usado por políticos e militares para justificar execuções.


No amor eterno do Pai!

Pr. Bonani

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O QUE REALMENTE QUER DIZER O PREGADOR SOBRE ECLESIASTES 9:8?

TEXTO E CONTEXTO DO SALMO 116:15 E A INFELIZ TRADUÇÃO DA NVI

AMIZADE: “PURÁ É A PURA!”