REINÍCIOS À PARTIR DOS INÍCIOS!



E Jesus, andando junto ao mar da Galiléia, viu a dois irmãos, Simão, chamado Pedro, e André, os quais lançavam as redes ao mar, porque eram pescadores;E disse-lhes: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens.Então eles, deixando logo as redes, seguiram-no.E, adiantando-se dali, viu outros dois irmãos, Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão, num barco com seu pai, Zebedeu, consertando as redes;E chamou-os; eles, deixando imediatamente o barco e seu pai, seguiram-no.
Mateus 4:18-22
Depois disto manifestou-se Jesus outra vez aos discípulos junto do mar de Tiberíades; e manifestou-se assim:Estavam juntos Simão Pedro, e Tomé, chamado Dídimo, e Natanael, que era de Caná da Galiléia, os filhos de Zebedeu, e outros dois dos seus discípulos.Disse-lhes Simão Pedro: Vou pescar. Dizem-lhe eles: Também nós vamos contigo. Foram, e subiram logo para o barco, e naquela noite nada apanharam.E, sendo já manhã, Jesus se apresentou na praia, mas os discípulos não conheceram que era Jesus.Disse-lhes, pois, Jesus: Filhos, tendes alguma coisa de comer? Responderam-lhe: Não.E ele lhes disse: Lançai a rede para o lado direito do barco, e achareis. Lançaram-na, pois, e já não a podiam tirar, pela multidão dos peixes.Então aquele discípulo, a quem Jesus amava, disse a Pedro: É o Senhor. E, quando Simão Pedro ouviu que era o Senhor, cingiu-se com a túnica (porque estava nu) e lançou-se ao mar.E os outros discípulos foram com o barco (porque não estavam distantes da terra senão quase duzentos côvados), levando a rede cheia de peixes.Logo que desceram para terra, viram ali brasas, e um peixe posto em cima, e pão.Disse-lhes Jesus: Trazei dos peixes que agora apanhastes.Simão Pedro subiu e puxou a rede para terra, cheia de cento e cinqüenta e três grandes peixes e, sendo tantos, não se rompeu a rede.Disse-lhes Jesus: Vinde, comei. E nenhum dos discípulos ousava perguntar-lhe: Quem és tu? sabendo que era o Senhor.João 21:1-12
Alguém disse certa vez: “A vida só se compreende mediante um retorno ao passado, mas só se vive para diante”.

Reiniciar, ou seja, recomeçar ou iniciar  novamente,  é absolutamente possível e acessível como projeto de  vida  no Evangelho!

Em Jesus sempre a tempo de reiniciar a vida, e por vezes, esse recomeço retoma seu processo justamente no lugar ou na esfera onde houve um início original do projeto de Deus em nossas existência como foi no caso desses discípulos mencionados nos textos evangélicos sugeridos para nossa reflexão os quais se reencontraram com Jesus no lago da Galileia, ponto de partida de seus chamados e ponto de recomeço de suas vidas!

Como descobrir esse processo?

Vejamos:

O PROCESSO DE REINÍCIO PROPÕEM QUE ELE NUNCA ESQUECEU DO INÍCIO! Mt 4:18-22

Isaias declara que mesmo que uma mãe se esqueça de seu filho, o Senhor não se esquece de nós! Porventura pode uma mulher esquecer-se tanto de seu filho que cria, que não se compadeça dele, do filho do seu ventre? Mas ainda que esta se esquecesse dele, contudo eu não me esquecerei de ti. Isaías 49:15

O ponto que se inicia se transforma no ponto se reinicia!

Foi justamente no ponto inicial do chamado daqueles discípulos, que Jesus escolheu e “lembrou” que seria  ali, justamente onde tudo começou, o melhor lugar para o recomeço!

Hoje “Ele” deseja nos  lembrar  e nos levar ao início de tudo e ali recomeçar tudo em nossas vidas!

A MELHOR GEOGRAFIA DE REINÍCIO À PARTIR DA GEOGRAFIA DO INÍCIO! João 21:1-12

O evento Calvário havia traumatizado os discípulos e na generalidade isso causou um   entorpecimento de certas memórias do passado, entre elas aquele primeiro dia memorável da primeira chamada.Testemunhos de pessoas que passaram por traumas sérios e profundos, como os de guerra  por exemplo, relatam que isso produz um certo tipo  de esqueciment ou silenciamento sutilmente produzido pela memória.

Jesus como hábil psicanalista retorna a mesma geografia onde tudo começou, onde as energias e configurções do primeiro chamado estavam presentes e onde o trauma havia vedado, murado, obstruído a memórias dos discípulos, e aproveitando-se daquela geografia tão própria ,  inicia a restauração e um novo começo discipular na vida daqueles homens! Aleluia!

Hoje também ele quer fazer essa viagem de retorno geográfico conosco!

“NELE” O REINICIO POTENCIALIZA FORÇAS MAIORES DAS QUE ENCONTRADAS NO INÍCIO! João 21:1-12

O texto de João diz que os discípulos não podiam com as redes, por estarem, além de cheias, estourando pelas costuras com 153 “grandes” peixes!

Momentos depois, vemos Pedro arrastando sozinho a rede  num  só golpe de força que com certeza era potencializada pelo novo estímulo que receberá do recomeço que propusera Jesus em sua vida!

Assim também Jesus faz conosco. Ele não nos condena nem neutraliza nossas forças, nem nos diminui ou relembra nosso passado amargo, mas usa o reinicio elemento  multiplicador de nossas forças, aumentando e potencializando-a muito mais, como podemos observar no recomeço de Pedro! Dá força ao cansado, e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor. Isaías 40:29

BONANI

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O QUE REALMENTE QUER DIZER O PREGADOR SOBRE ECLESIASTES 9:8?

TEXTO E CONTEXTO DO SALMO 116:15 E A INFELIZ TRADUÇÃO DA NVI

AMIZADE: “PURÁ É A PURA!”