“TRANSIÇÃO E AMPLIAÇÃO!”



Assim, no primeiro mês, no ano segundo, ao primeiro dia do mês foi levantado o tabernáculo. Êxodo 40:17

Assim se acabou toda a obra que Salomão fez para a casa do SENHOR; então trouxe Salomão as coisas que seu pai Davi havia consagrado, a prata, o ouro e todos os objetos, e pô-los entre os tesouros da casa de Deus. Então Salomão congregou em Jerusalém os anciãos de Israel, e todos os chefes das tribos, os chefes dos pais entre os filhos de Israel, para fazerem subir a arca da aliança do SENHOR, da cidade de Davi, que é Sião. E todos os homens de Israel se congregaram ao rei na ocasião da festa, que foi no sétimo mês. E vieram todos os anciãos de Israel; e os levitas levantaram a arca. E fizeram subir a arca, e a tenda da congregação, com todos os objetos sagrados, que estavam na tenda; os sacerdotes e os levitas os fizeram subir. Então o rei Salomão e toda a congregação de Israel, que se tinha reunido com ele diante da arca, sacrificaram carneiros e bois, que não se podiam contar, nem numerar, por causa da sua abundância. Assim trouxeram os sacerdotes a arca da aliança do SENHOR ao seu lugar, ao oráculo da casa, ao lugar santíssimo, até debaixo das asas dos querubins. Porque os querubins estendiam ambas as asas sobre o lugar da arca, e os querubins cobriam, por cima, a arca e os seus varais. Então os varais sobressaíam para que as pontas dos varais da arca se vissem perante o oráculo, mas não se vissem de fora; e ali tem estado até ao dia de hoje. Na arca não havia coisa alguma senão as duas tábuas, que Moisés tinha posto em Horebe, quando o SENHOR fez aliança com os filhos de Israel, saindo eles do Egito. E sucedeu que, saindo os sacerdotes do santuário (porque todos os sacerdotes, que ali se acharam, se santificaram, sem respeitarem as suas turmas, E os levitas, que eram cantores, todos eles, de Asafe, de Hemã, de Jedutum, de seus filhos e de seus irmãos, vestidos de linho fino, com címbalos, com saltérios e com harpas, estavam em pé para o oriente do altar; e com eles até cento e vinte sacerdotes, que tocavam as trombetas).E aconteceu que, quando eles uniformemente tocavam as trombetas, e cantavam, para fazerem ouvir uma só voz, bendizendo e louvando ao SENHOR; e levantando eles a voz com trombetas, címbalos, e outros instrumentos musicais, e louvando ao SENHOR, dizendo: Porque ele é bom, porque a sua benignidade dura para sempre, então a casa se encheu de uma nuvem, a saber, a casa do SENHOR;E os sacerdotes não podiam permanecer em pé, para ministrar, por causa da nuvem; porque a glória do SENHOR encheu a casa de Deus.

 “Transição” é mudança de uma forma para outra, uma passagem ou movimento.

“Ampliação” é tornar maior, expandir, aumentar, ou mesmo; …uma reprodução em tamanho maior.
Por exemplo;...
 ...um ser em desenvolvimento, vai em cada processo na vida, sofrendo alterações significativas, e vive uma constante mutação entre transição e ampliação e ampliação e transição. Isso  ocorre até a velhice!

Alguém disse acerca da “transição”: A grandeza do homem consiste em que ele é uma ponte e não um fim; o que nos pode agradar no homem é ele ser transição… Friedrich Nietzsch

Observamos pelos textos bíblicos expostos em nossa leitura supra, uma transição que ocorreu no reinado de Salomão. A tenda, ou Tabernáculo, mudou de configuração, transformando-se em templo, Casa de Deus!

Tal mudança proporcionou grandes ampliações, tanto  físicas e espirituais, as quais são observadas nos relatos históricos do Rei Salomão!

Creio que à exemplo disso podemos tirar preciosas lições em relação às nossas vidas, tanto no aspecto individual (discípulo),como colectivo (Igreja)!

“Amplia o lugar da tua tenda, e estendam-se as cortinas das tuas habitações; não o impeças; alonga as tuas cordas, e firma bem as tuas estacas. Porque trasbordarás para a direita e para a esquerda; e a tua posteridade possuirá as nações e fará que sejam habitadas as cidades assoladas”. (Isaias 54:2-3)

“Transições,”(mudanças), deve ser o desejo constante do coração, e, como proposta de fé, é uma ponte  para  a ampliação!

Em quais esferas  da vida podemos ampliar na “transição proposta pela fé?

Vejamos nessa analogia à semelhança da “transição” da tenda para o templo, o que Deus tem para sua Igreja como “ampliação!”

TRANSIÇÃO É PROPOSTA PARA MEDIDAS AMPLIADAS!

O tabernáculo possuía 63 metros de comprimento, 52 metros de largura.

O templo de Salomão possuía 126 metros de comprimento por 104

metros de largura,

Toda a “transição” operada por Deus em nossas vidas deverá produzir uma ampliação de nossas medidas. No aspecto da fé, força, sabedoria, comunhão, oração, participação, entendimento, amadurecimento, etc…

Ao exemplo da transição da tenda para o templo e a ampliação das medidas; em cada proposta divina que opera transições em nossas vidas, o projecto de Deus é que a cada dia aumentemos nossas medidas! Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito.”Provérbios 4:18

TRANSIÇÃO É PROPOSTA PARA SERVIÇOS AMPLIADOS!

Diz o texto:  …sacrificaram carneiros e bois, que não se podiam contar, nem numerar, por causa da sua abundância… II Cronicas 5:6

Na transição aqui observada, vemos tudo com muito mais abundância, sem medida.

O Espírito do Senhor constantemente opera em nós positivas transições, querendo assim também, estimular e propiciar em nós as ampliações no serviço, no amor ao Senhor e sua obra!

Há de se perceber nas transformações de Deus em nós, um crescer qualitativo de nosso culto, adoração, ofertas, primícias, dízimos, entrega, disposição, ministério!

A promessa de Isaías nos diz: “Amplia o lugar da tua tenda, e estendam-se as cortinas das tuas habitações; não o impeças; alonga as tuas cordas, e firma bem as tuas estacas. Porque trasbordarás para a direita e para a esquerda; e a tua posteridade possuirá as nações e fará que sejam habitadas as cidades assoladas”. (Isaias 54:2-3) Aleluias

TRANSIÇÃO É PROPOSTA PARA GLÓRIA AMPLIADA!

…Aleluias! 

No antigo Tabernáculo, a nuvem era vista de longe e a Glória só era manifesta a Moisés! Disso se diz:  E acontecia que, saindo Moisés à tenda, todo o povo se levantava, e cada um ficava em pé à porta da sua tenda; e olhava para Moisés pelas costas, até ele entrar na tenda. E sucedia que, entrando Moisés na tenda, descia a coluna de nuvem, e punha-se à porta da tenda; e o SENHOR falava com Moisés. Êxodo 33:8-9

Na transição,  para o Templo, a nuvem e a Glória encheu todos e tudo ao ponto de os sacerdotes não conseguirem se pôr de pé!

Creio que nessa nova transição que Deus está nos propondo, sua Glória será bem maior!

Por isso também se diz para nós hoje:“A glória desta última casa será maior do que a da primeira, diz o SENHOR dos Exércitos,…Ageu 2:9

 

BONANI

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O QUE REALMENTE QUER DIZER O PREGADOR SOBRE ECLESIASTES 9:8?

TEXTO E CONTEXTO DO SALMO 116:15 E A INFELIZ TRADUÇÃO DA NVI

AMIZADE: “PURÁ É A PURA!”