O QUE TODO DISCÍPULO PRECISA SABER SOBRE O AUTOCONTROLE!


 
O QUE TODO DISCÍPULO PRECISA SABER SOBRE O AUTOCONTROLE!

“Mais vale ter paciência do que ser valente; é melhor saber se controlar do que conquistar cidades inteiras”. Provérbios 16:32

Uma pessoa “centrada”  é  uma pessoa bem resolvida  emocionalmente. É realista, sensata, equilibrada e determinada! Possui o “autocontrole”. É Consciente sobre suas possibilidades e limitações e sabe onde quer chegar.

Todo discípulo deve cultivar uma vida centrada, à partir de uma gestão interior que é fruto da nova natureza, que conhecemos como autocontrole!

Quais são as verdades aplicáveis para conquistar esse estágio de fé?

Vejamos:

TODO DISCÍPULO DE CRISTO É “POTENCIADO” A TER AUTOCONTROLE! Pv  16:32

“…é melhor saber se controlar do que conquistar cidades inteiras”…

Governar nosso espírito é dirigir bem e com sabedoria e inteligência nosso comportamento ou emoções. O comportamento é  diretamente  afectado  por nossas emoções. Somos espírito, alma e corpo! I Tess  5:23 - O corpo reage às emoções ou às alterações mais interiores à partir de nosso espírito.

Governar nosso espírito é a proposta que uma vez em nós, potenciada por Deus, nos governa para o bem e para a vitória. Nem sempre é fácil, porque ele (espírito), é “o que somos realmente”. Entretanto afinados com o Espírito de Deus, somos energizados para grandes realizações!  

O autocontrole é uma dádiva divina que necessitamos reconhecer!

TODO DISCÍPULO DE CRISTO É “ESTIMULADO” A EXERCITAR O AUTO CONTROLE! Pv 16:32 e II Tm 1:7

“…é melhor saber se controlar do que conquistar cidades inteiras”…

As emoções produzem uma energia em nós. Se essa energia é aproveitada adequadamente se converte numa vantagem dentro de nós. Se é usada negativamente, trabalhará contra nós!

O ponto chave  é exercitamos obedecer nosso espírito (o que é correto). Tomar pela ajuda do Espírito de Deus em nosso espírito, o controle da situação, ao invés da situação tomar o controle sobre nós.

Só alcança ganho (vantagem) quem aprende exercitar (disciplinar) o  espírito em sintonia com o Espírito Santo de Deus!

TODO DISCÍPULO É “AVALIADO”, “AQUILATADO”E  ”VALORIZADO”  PELO SEU AUTO CONTROLE! Pv  16:32

“…é melhor saber se controlar do que conquistar cidades inteiras”…

Não restam dúvidas que o valor de uma pessoa está baseado na sua habilidade para controlar e guiar seu temperamento, seus hábitos e todas as suas emoções. Isso acontece quando aquilo eu é o reflexo  daquilo que está sendo processado no espírito regenerado dentro de nós  vaza para fora e é observado pelos outros!

As emoções controladas ou não, tanto podem  abençoar  nossa reputação como arruiná-la! (Família/ Casamento/ Profissão/ Ministério/ etc.), em grande parte, sofrem reflexos daquilo que está sendo construído no nosso espírito.

Deus não nos deu espírito descontrolado, mas sóbrio e responsável. Esse é o nosso maior valor, (reputação)!  II Tm 1:7. Sendo “Ele” mesmo autor desse bem administrável e admirável em nossa existência, busquemos “Nele” os recursos e habilidades para governarmos bem nossas vidas à partir de nosso homem interior, que é aquilo que realmente somos e o que mais interessa para “Ele”, o Senhor!

Amém;

BONANI

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O QUE REALMENTE QUER DIZER O PREGADOR SOBRE ECLESIASTES 9:8?

TEXTO E CONTEXTO DO SALMO 116:15 E A INFELIZ TRADUÇÃO DA NVI

AMIZADE: “PURÁ É A PURA!”