RELEVANTES E SIGNIFICATIVAS PROPOSTAS ACERCA DO CAMINHO!




…e nos porá no caminho das suas pisadas. Salmos 85:13

…Quem é sábio, para que entenda estas coisas? Quem é prudente, para que as saiba? Porque os caminhos do SENHOR são retos, e os justos andarão neles, mas os transgressores neles cairão. Oséias 14:9

 Faze- me saber os teus caminhos, SENHOR; ensina-me as tuas veredas. Salmos 25:4

E cantavam o cântico de Moisés, servo de Deus, e o cântico do Cordeiro, dizendo: Grandes e maravilhosas são as tuas obras, Senhor Deus Todo-Poderoso! Justos e verdadeiros são os teus caminhos, ó Rei dos santos. Apc 15:3

Feliz é o homem que faz dos seus caminhos afluências para o Caminho!

A proposta da Nova Aliança e tornar todos os nossos caminhos apenas e exclusivamente no Caminho!

Bendita é a decisão que  tomamos  em determinado momento da existência que redunda em entrega dos  nossos caminhos ao  “Caminho”!

Garantia coroada de êxito é quando "O Caminho", o Senhor se torna o nosso caminho!

Não existe descanso absoluto fora dos caminhos do Senhor,pois; …seus caminhos são mais excelentes e deles se diz: Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os “vossos caminhos os meus caminhos”, diz o SENHOR. Isaías 55:8.

As garantias de se andar nos  caminhos do Senhor são tão patentes que também deles se diz;o Senhor tem o seu caminho na tormenta e na tempestade, e as nuvens são o pó dos seus pés” (Naum 1:3).

Caminhos de um Deus assim são absolutamente confiáveis!

Seguir nos caminhos propostos pelo  Senhor  tornam-se nosso maior projeto de vida e desenbocam em realidade existencial no Caminho que é Jesus!

Quais são então as propostas garantidoras dos  “Caminhos” do Senhor?

Vejamos do que deles se diz na Escritura Sagrada e como eles operam o "Caminho" em nós:

CAMINHO QUE PROPÕEM DEPENDÊNCIA! …e nos porá no caminho das suas pisadas. Salmos 85:13

Seus caminhos foram por “Ele” pisados propondo e  nos apresentando uma realidade existencial  de absoluta entrega e confiança!

Caminhar  nas “Suas pisadas” é a maior garantia dada pelo “Caminho” que está  traçado para nós!

Isso mesmo: …Podemos calcar nossos  pés  no “Caminho” que já foi pisado pelo nosso Senhor!

Um dos discípulos de Jesus questionou sobre as garantias de  se  saber  o “Caminho”;... -…Disse-lhe Tomé: Senhor, nós não sabemos para onde vais; e como podemos saber o caminho? João 14:5. Entretanto, Jesus o confortou com a seguinte garantia: -…Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. João 14:6

Possamos em nossa jornada terrena entregar nossos caminhos ao “Caminho” que é o próprio Senhor! Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele tudo fará ... (Salmos 37:5).

CAMINHO QUE PROPÕEM SABEDORIA, PRUDÊNCIA, JUSTIÇA E JUÍZO! …Quem é sábio, para que entenda estas coisas? Quem é prudente, para que as saiba? Porque os caminhos do SENHOR são retos, e os justos andarão neles, mas os transgressores neles cairão. Oséias 14:9

Oséias revela que os caminhos do Senhor são propostos para  todos, mas não são de todos, mas sim, daqueles que buscam-nos com sabedoria, prudência, justiça e que desejam  saber e entender essas coisas, ou seja; “…seus caminhos!”

Também eese caminhos que manifestam o “Caminho” ,operam o juízo, pois, não é suportavel “Nele” o andar transgressor, o qual, com certeza, uma vez  inadequado, poderá estar incorrendo em severo juízo e inevitável queda e perda! … mas os transgressores neles cairão. Oséias 14:9

Transliterando o dizer profético de Oséias: “…Que a sabedoria, a prudência (ponderação) e a justiça sejam nossos mentores(guias/conselheiros) nesse "Caminho!”

CAMINHO QUE PROPÕEM BUSCA CONSTANTE DO CONHECIMENTO! Faze- me saber os teus caminhos, SENHOR; ensina-me as tuas veredas. Salmos 25:4

Fazer saber  e ensinar são proposições, asserções de  busca do conhecimento!

CONHEÇAMOS E PROSSIGAMOS EM CONHECER O SENHOR!” Assim  afirma o profeta. Oséias 6:3

Coroada de êxito será a caminhada assentada na esfera da constante busca do conhecimento que vem do constante transitar no “Caminho”!

CAMINHO QUE PROPÕEM CONSTANTES   LOUVORES! E cantavam o cântico de Moisés, servo de Deus, e o cântico do Cordeiro, dizendo: Grandes e maravilhosas são as tuas obras, Senhor Deus Todo-Poderoso! Justos e verdadeiros são os teus caminhos, ó Rei dos santos. Apc 15:3

Vemos na consumação absoluta e máxima de todas as coisas reveladas no livro de Apocalipse que  “os caminhos de Deus são cantados, exaltados e louvados!

Que nossas jornadas nas pegadas do Senhor sejam saturadas de louvor ao seu “Nome” como os louvores que são descritos pelo apóstolo João em sua revelação celestial!

 Cantai ao SENHOR um cântico novo, cantai ao SENHOR toda a terra.” Salmos 96:1

Sabemos que nos esperam dificuldades e provações em nossa jornada, entretanto; ousemos louvar o nome do nosso Senhor durante todos percursos que nos propõem o Caminho!

Aleluia!

BONANI

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O QUE REALMENTE QUER DIZER O PREGADOR SOBRE ECLESIASTES 9:8?

TEXTO E CONTEXTO DO SALMO 116:15 E A INFELIZ TRADUÇÃO DA NVI

AMIZADE: “PURÁ É A PURA!”