"UM CONVITE INFINITAMENTE MELHOR!"




Ora, o SENHOR disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei.. E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênção. Génesis 12:1-2

Sem querer pormenorizar o contexto em que se encontrava Abrão antes e durante sua chamada divina, gostaria apenas de salientar; …de certa forma, a situação de Abrão era deveras confortável, visto ser ele o  primogénito  de Tera que segundo a tradição da época transmitia-lhe como pai um status de grande valia, dando-lhe o direito   de herdar as riquezas adquiridas pelo seu pai, isso sem  levar em conta de que Harã era uma localidade na Alta-Mesopotâmia de grande fluxo comercial que por sua vez  tornava esse lugar prospero e altamente aliciante para que Abrão pudesse multiplicar muito mais os seus bens. Era uma região propícia para se adquirir riquezas  e estimulante para o desenvolvimento empresarial como no caso de Abrão e sua família.

Abrão foi desafiado em sua chamada a deixar tudo isso!

 A chamada divina implica em dependência absoluta em se optar pelo aparente abstracto divino(…para a terra que eu te mostrarei …)  e em contrapartida, rejeitar o concreto humano!

O chamado divino é um projecto absolutamente melhor!

Quais são então as implicações de tal chamado?

Vejamos o chamado de Abrão!

UM CONVITE MELHOR  DO  QUE  A  APARENTE  GEOGRAFIA POSSA GARANTIR! … Sai-te da tua terra,…

Como na introdução; …já mencionamos:  Harã era uma geografia muito aliciante e garantidora de bens futuros para Abrão!

Deus o convida para uma outra geografia desconhecida; …(… para a terra que eu te mostrarei … ),entretanto; …as garantias de Deus sempre serão mais excelentes!

Ouso a afirmar que Deus concede a nós garantias terrenas infinitamente mais concretas do que elas mesmas possam se apresentar quando de nossas decisões pessoais! Confiemos em sua promessa e seja qual for a nossa expectativa geográfica  na existência e sua subsistência, confiemos no Senhor pois onde Ele nos permitir estar por sua Graça Soberana, poderemos descansar em sua  bênçãos provedora!

UM CONVITE   MELHOR  DO QUE A RELAÇÃO PARENTAL POSSA DISPENSAR! … da tua parentela…

O vínculo parental  é extremamente importante e necessário para a construção de nossa identidade, história e carácter, entretanto; …o convite para o projeto divino suplanta qualquer vínculo!

Deus não convida Abrão para desconsiderar sua família ou desprezá-la. Antes; …desafia o patriarca a desenvolver um vínculo de dependência e de construção de identidade, de história  e  de  caráter muito mais elevados e duradouros. A prova disso é que Abrão é que o testemunho do patriarca fala até hoje, como nessa presente  reflexão!

UM CONVITE MELHOR DO QUE OS VÍNCULOS AFETIVOS  POSSAM  PRODUZIR! ... da casa de teu pai…

Se parentesco implica laço de consanguinidade ou de aliança na qual os etnólogos distinguem o parentesco real do parentesco de classificação e em ambas  esferas Abrão é desafiado a desvincular-se em relação à excelência de seu chamamento divino; em relação à paternidade por sua vez  Deus o desafia ir além vai além da continuidade dos laços afectivos que são suas emoções, sentimentos, paixões  quais são vividas e desenvolvidas com muita intensamente e força no  seunúcleo familiar!

A história de Abrão é um atestado que que seguir o  chamado do Senhor desenvolve em nós as afetividades  mais profundas quais são liberadas e construídas no relacionamento com “Ele”!

Tal experiência foi tão desfrutante tanto para Abrão como também para Deus, que o patriarca desenvolveu vínculos afectivos com o Senhor de real sincera amizade. Isso a Escritura atesta! …“E cumpriu-se a Escritura, que diz: E creu Abraão em Deus, e foi-lhe isso imputado como justiça, e foi chamado o amigo de Deus -Tiago 2:23  - …Porventura, ó nosso Deus, não lançaste fora os moradores desta terra de diante do teu povo Israel, e não a deste para sempre à descendência de Abraão, teu amigo? - 2 Crônicas 20:7 …Porém tu, ó Israel, servo meu, tu Jacó, a quem elegi descendência de Abraão, meu amigo; -Isaías 41:8  

Abraão gerou um forte vínculo afetivo com Deus ao ponto de ser chamado seu amigo!

BONANI

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O QUE REALMENTE QUER DIZER O PREGADOR SOBRE ECLESIASTES 9:8?

TEXTO E CONTEXTO DO SALMO 116:15 E A INFELIZ TRADUÇÃO DA NVI

AMIZADE: “PURÁ É A PURA!”