"A EXCELENTE MARATONA DO EVANGELHO"




E eu faço isto por causa do evangelho, para ser também participante dele. Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis. E todo aquele que luta de tudo se abstém; eles o fazem para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, uma incorruptível. Pois eu assim corro, não como a coisa incerta; assim combato, não como batendo no ar.1 Coríntios 9:23-26

Maratona. Uma corrida individual ou colectiva que sugere uma ação continuada na busca de resultados através da superação.
Certamente Paulo usa como figura ilustrativa na maratona cristã os jogos olímpicos da Grécia Antiga que foram introduzidos na cultura de todo o império romano!

MAURICIO CORREA, ministro aposentado e ex-Presidente do STF certa vez declarou:

“Gosto de ver pessoas que têm ânimo e vontade de viver. De pessoas que têm projetos a realizar e por eles lutam com força e determinação. De gente que pensa na construção de um amanhã melhor. De quem acredita que é capaz de tornar reais os sonhos que acalentam. De quem não esmorece até ver os ideais cumpridos. Dos que fracassam, mas não desistem, levantam a cabeça e prosseguem em busca do que querem. O que da graça de viver é a esperança de sonhar. O homem que nada mais espera, porque nada mais tem a fazer, de fato já não vive mais. O motor da vida é a esperança daquilo que um dia ainda pode vir. Quem desanima ante o primeiro obstáculo precisa entender que a arte da vida é batalhar”

A maratona do Evangelho é um projeto excelente, realizável, e absolutamente compensador!

Por que?

Vejamos!

PORQUE  A  CAUSA É EXCELENTE!

 …E eu faço isto por causa do evangelho,… VS 23

Na compreensão de Paulo, todo o investimento na corrida pela fé é estimulado à proporção da qualidade do desafio que é a causa do Evangelho!

A excelência   do  Evangelho é que produz  a excelência da corrida, do esforço e investimento de todas as energias espirituais!

Nada  ordem dos valores espirituais, Paulo revela-nos que nada pode substituir a “causa” de nossa maratona  existencial pela fé que é o Evangelho de Cristo Jesus!

PORQUE A PARTICIPAÇÃO É EXCELENTE!

…para ser também participante dele… VS 23

Paulo se declara um atleta atuante estimulando outros atletas a assumirem a maratona da fé! Correi de tal maneira que o alcanceis… vs 24

Evangelho é participação e não espectação!

Há de se envolver. Nessa maratona não há outra forma de conquista se não pela via do compromisso enleante com o evangelho numa corrida que nos cativa e que vale a pena!

PORQUE O PRÊMIO É EXCELENTE!

…eles o fazem para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, uma incorruptível… vs 25

A maratona excelente  do  Evangelho não é um empreendimento em vão, mas algo que traz prémio!

A coroa de Glória  é Jesus!

É uma corrida que nos capacita a superar nossos próprios limites e que testa nossas forças e energias espirituais, pois traz consigo a certeza de que a premiação não é corruptível, ou seja, de coroas tecidas por elementos corruptíveis, mas de uma coroa produzida por elemento divino e de natureza eterna que é o próprio Cristo!

Conclusão:

Na excelente maratona do Evangelho;

-Saiba que a causa é excelente,

-A participação é envolvente e excelente,

-A premiação é excelente

Na excelente maratona do Evangelho;

…Comprometa-se com suas metas e encare os obstáculos como etapas para atingir o objetivo final; a "coroa incorruptível!"

BONANI

Comentários

  1. Excelente artigo, adorei e vou utilizar com culto de doutrina na igreja onde congrego.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Escreva aqui seu comentário e enriqueça ainda mais o Blog com sua participação!

Postagens mais visitadas deste blog

O QUE REALMENTE QUER DIZER O PREGADOR SOBRE ECLESIASTES 9:8?

TEXTO E CONTEXTO DO SALMO 116:15 E A INFELIZ TRADUÇÃO DA NVI

AMIZADE: “PURÁ É A PURA!”