"O Deus que o Dogma Matou!"


“Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor. Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos.”   Isaías 55:8,9

Acredito que o que mais pode dar consciência que Deus possa ser Deus é a própria consciência no simples fato de crermos  Nele  sem precisar explica-lo! Nossa linearidade e sistematização de pensamentos acerca de sua natureza, criação, ação e atuação virou nosso dogma explicativo do inexplicável.

Deus é inexplicável e só pode ser compreendido e experimentado no recôndito de nossa experiencia pessoal batizada pelo amor. Deus é amor! 1 João 4:8

Na maior parte das vezes tenho visto que nos apegamos muito mais as superstições acerca de Deus do que realmente crer Nele pelo simples fato de ser Ele mesmo um Ser misterioso, incognoscível, ininterpretável, que habita em Luz inacessível à qual nenhum homem pode acessar! “…aquele que possui, ele só, a imortalidade, e habita em luz inacessível; a quem nenhum dos homens tem visto nem pode ver; ao qual seja honra e poder sempiterno. Amém.  1 Timóteo 6.16

Alguém certa vez disse: “A superstição ofende mais a Deus do que o ateísmo.” –  Denis Diderot – A. Belin, 1818.

Aliás: “O ateu não diz ‘Deus não existe’. O que ele diz é ‘Eu não sei o que você quer dizer com Deus. Esta palavra não tem um significado claro ou definido para mim. Eu não nego Deus porque não posso negar aquilo que não consigo conceber e cuja concepção pelos que defendem sua existência é tão imperfeita que eles não conseguem defini-lo para mim. ”Charles Bradlaugh, em “A Plea for Atheism” (1864)

É por essa razão que a maioria dos teólogos fogem  do diálogo aberto e franco com todos os tipos de outros pensamentos de origem filosófica,científica,livre pensante, simplesmente porque ficaram  engessados e aprisionados no seu próprio dogmatismo, o qual eles mesmo criaram e não sabem como sair dele ou encontrar nele outro tipo de resposta!


Bonani

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O QUE REALMENTE QUER DIZER O PREGADOR SOBRE ECLESIASTES 9:8?

TEXTO E CONTEXTO DO SALMO 116:15 E A INFELIZ TRADUÇÃO DA NVI

AMIZADE: “PURÁ É A PURA!”