"Pastores Angélicos ou Evangélicos!?"


"Pastores Angélicos ou Evangélicos!?"
(Sobre  o Suicídio de Pastores!)

Já vi pastores pedindo esmolas na rua. Já assisti, orei e tentei ajudar pastores vivendo e morrendo como indigentes drogados e cheirando cola para tentar esquecer os problemas. Sei de obreiros que gritavam desesperados no momento de morte , corroídos pelo remorso. Fiquei triste, quando soube que no Brasil, um de meus queridos amigos,que também era pastor, foi encontrado morto na rua por causa do uso excessivo de drogas.
Poucos anos atrás atrás um mundialmente e conhecido Pastor da América do Norte, conselheiro de pastores, igrejas, famílias, etc., sofreu imensa dor ao saber do suicídio de seu filho. Nos E.U.A, a morte por suicídio de ministros evangélicos é assustadora. No Brasil o problema também já se faz sentir sensivelmente!
Não estou aqui para julgar a alma de ninguém, pois sou conhecedor das próprias fragilidades da minha.
Talvez pela primeira vez vou me pronunciar sobre esse assunto, que nunca me trouxe perplexidade.
"Ser Pastor Evangélico não nos faz Pastor Angélico!"
O problema do subconsciente coletivo de nós pastores e da demanda eclesial é sermos os "anjos das igrejas de do Livro de Apocalipse!"
Esse título, inconscientemente tem gerado em nós o complexo do Narcisismo!
Para quem não tem ideia, e acredito que a maioria da classe(pastoral) não tem, vai aqui abaixo uma pequena exposição!:
"O espírito de triunfalismo e a ideia estética plástica da irretocável postura de que o segmento evangélico, principalmente o pentecostal e o Neo pentecostal tem trazido para o ilusório teatro das nossas igrejas, onde os púlpitos viraram palco de exposição de poder e performance,corroborados com estilo de vida glamouroso,dá nisso:
Narciso é um dos personagens mitológicos mais utilizados na psicologia e o nome Narcisismo foi atribuído ao conceito de  Sigmund Freud utilizado para descrever o amor exagerado de um indivíduo por si mesmo e por sua imagem.
Os lideres de hoje precisam ter o encantamento por si mesmos, é importante que se olhem e se reconheçam. Faz parte da autovalorização e é muito positivo!! Mas, não podem deixar-se entorpecer pela estética e pela própria imagem e perder o contato com outros aspectos do mundo. O mito do Narciso mostra esse extremo – o jovem morre ao ficar entorpecido pela própria imagem refletida no lago, isolando-se de fatos e de pessoas.
Para conhecer-se é necessário ir mais profundo, conhecer a própria individualdiade, buscar a consciência de si mesmo. Olhar apenas para a estética pode mostrar ou produzir vazio.Enamorar-se da própria imagem  é o desafio que propomos diariamente. No entanto a auto estima é de dentro para fora. Se estivermos buscando essa aprovação de fora para dentro podemos estar desfocados e colocar a responsabilidade do nosso bem estar nas mãos dos outros.
O problema está quando as pessoas se perdem de si mesmas e toda a sua essência parece girar em torno de suas performances diante do público  evangélico que já tomado pelo mesmo espírito, exigem perfeição de taís  atores e  como Narciso,debaixo dessa exigente pressão, perdem-se no contato com o mundo e com todos os prazeres e vivências que de fato podem enriquecer uma vida. Vira doença e como qualquer doença traz riscos incluindo aqui perder o senso crítico!"
Infelizmente, não terminará por aqui.

Bonani

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O QUE REALMENTE QUER DIZER O PREGADOR SOBRE ECLESIASTES 9:8?

TEXTO E CONTEXTO DO SALMO 116:15 E A INFELIZ TRADUÇÃO DA NVI

AMIZADE: “PURÁ É A PURA!”