KENOSIS: O VAZIO QUE NUNCA SE ESVAZIA!



Pois está escrito: "Destruirei a sabedoria dos sábios e rejeitarei a inteligência dos inteligentes".
Onde está o sábio? Onde está o erudito? Onde está o questionador desta era? Acaso não tornou Deus louca a sabedoria deste mundo?
Visto que, na sabedoria de Deus, o mundo não o conheceu por meio da sabedoria humana, agradou a Deus salvar aqueles que crêem por meio da loucura da pregação.
1 Coríntios 1:19-21
"Porque a loucura de Deus é mais sábia que a sabedoria humana, e a fraqueza de Deus é mais forte que a força do homem."
1 Coríntios 1:25

"A verdadeira simplicidade é, antes de tudo, corajosa; destemida, embora não considere as armas do violento. O simples sabe a força que se esconde na singeleza. Quem se vale de armas malignas para impor a vontade se torna igual ao maligno que as empunha. No centro do universo não predomina a barbárie. Deus é amor. Quem cria (ou procria) renuncia à potência.  Simone Weil afirmou: “Se Deus almejasse afirmar-se a partir da potência, nada existiria senão ele próprio”. Deus abriu espaço para o imperfeito, “retirou-se”, como escreveu a filosofa francesa.  Em seu passo para trás, na kenosis, o Pai possibilita a história.
Fragilidade vem de Deus. Ela suscita docilidade, docilidade cria diálogo e diálogo faz amigos. Deus quer amigos, apenas. Toda altivez é solitária. Só a humildade escancara os salões da convivência. Empáfia não passa de eufemismo para inferno.
O simples pede: “me ensine, eu quero crescer”; já o soberbo retruca: “Nada me resta para aprender”.  O manso se mostra flexível porque se reconhece limitado. A rigidez do poderoso o infantiliza; ensimesmado, ele embrutece, enquanto o singelo se habilita para a vida.
Simplicidade e contentamento vivem sob o mesmo teto. O simples não se encanta com o assobio da opulência. Não liga se não conseguir sentar entre os altivos. Indiferente a cetros, coroas e castelos, sabe valorizar o instan E assim, disposto a perder a vida, herda a terra."

Subscrito ,
Bonani

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O QUE REALMENTE QUER DIZER O PREGADOR SOBRE ECLESIASTES 9:8?

TEXTO E CONTEXTO DO SALMO 116:15 E A INFELIZ TRADUÇÃO DA NVI

AMIZADE: “PURÁ É A PURA!”