"AGNÓSTO THÉO" E O AMBIENTE PAGÃO EVANGÉLICO ATUAL.


Encontramos Paulo, no contexto do cap. 17 de Atos dos apóstolos, particularmente no versículo 23, fazendo menção à "Agnósto Théo" (grego), ou seja, o "Deus Desconhecido", que fazia parte do panteão ateniense.
Paulo pregou sua  mensagem evangélica no "ambiente pagão" de uma metrópole grega(Atenas) que era saturadamente  concorrida pela política romana, religiosidade helénica e filosofia grega.
Foi nessa ambiência que houve a necessidade de uma apologia paulina acerca do verdadeiro e único Deus, versus as infindáveis divindades espalhadas na cidade.
No uso de um monumento sagrado, no qual havia a inscrição: "Ao Deus Desconhecido"; Paulo anunciou o Evangelho de Cristo ,e, pode experimentar a conversão e interesse de muitos atenienses.
Entretanto, fico a pensar que:. ..Se Paulo ressuscitasse hoje  e fosse ministrar em expressiva representatividade do segmento evangélico, com certeza, ele pensaria que tinha voltado ao Areópago de Atenas, pois encontraria novamente esse tal Deus Desconhecido nos chamados altares de culto!


Bonani

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O QUE REALMENTE QUER DIZER O PREGADOR SOBRE ECLESIASTES 9:8?

TEXTO E CONTEXTO DO SALMO 116:15 E A INFELIZ TRADUÇÃO DA NVI

AMIZADE: “PURÁ É A PURA!”